Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA E SERVIÇOS PARA A COMPETITIVIDADE EM UM NEGÓCIO DE GESTÃO VISUAL DE CORES
Abrir Arquivo

Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Pedro Gargalaca Filho
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto relata a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor de consultoria e soluções para gerenciamento de cores em diversos segmentos de mercado. A oportunidade identificada foi atender às novas demandas de sistemas de iluminação, que surgiram em empresas da indústria gráfica no Brasil, provocadas, principalmente, por mudanças legais e tecnológicas. Adotou-se como procedimento metodológico a proposição de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para definir e implementar estratégias pautadas pela inovação em tecnologia e serviços em busca de diferenciação que gerasse vantagem competitiva, criando valor aos clientes. A intervenção resultou na transformação de um cenário de risco à sustentabilidade econômica do negócio em uma perspectiva rentável e promissora, com impacto na relação da empresa com seus clientes, promovendo aumento na participação de mercado com resultados financeiros positivos para o negócio. Descreve-se, assim, uma experiência concreta que integra modelos desenvolvidos no universo acadêmico a situações aplicadas no ambiente de negócios, lidando com a complexidade de questões relativas às contingências de mercado e à habilidade demandada nas relações comerciais. Por seguir orientação metodológica de caráter científico, espera-se que seu relato agregue conhecimento à tecnologia de gestão e a torne passível de replicação em situações equivalentes.

Abstract

The text reports the intervention carried out in a company that operates in the consulting and solutions sector for color management in various market segments The opportunity identified was to meet the new demands for lighting systems, which emerged in companies in the graphic industry in Brazil, mainly caused by legal and technological changes. We adopted Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) methodological procedure to define and implement strategies based on innovation in technology and services in search of differentiation that would generate competitive advantage, creating value for customers The intervention resulted in the transformation of a risk scenario for the economic sustainability of the business into a profitable and promising perspective, with an impact on the company's relationship with its customers, promoting an increase in market share with positive financial results for the business Thus, we describe a concrete experience that integrates models developed in the academic world with situations applied in the business environment, dealing with the complexity of issues related to market contingencies and the skill required in commercial relations By following scientific methodological guidelines, its report is expected to add knowledge to management technology and make it subject to replication in equivalent situations.