Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS: A EXPERIÊNCIA EMPREENDEDORA DA iHOME KIDS
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Filipe Sulprino Batista
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Ligia Maura Primo Maluf
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis - SP
3 - José Antonio León Rodriguez
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
4 - Rinaldo Frederico Allara Filho
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
5 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

Este texto apresenta o relato da experiência de concepção e definição de um modelo de negócios inovador dedicado a suprir a demanda de serviços em cuidados e entretenimento infantil, Ao se identificar uma lacuna de mercado na oferta de soluções demandadas por pais ou responsáveis que necessitam confiar crianças sob sua responsabilidade aos cuidados profissionais, em situações imprevistas ou emergenciais . A proposta de valor envolve a intermediação entre clientes e prestadores de serviços por meio de um aplicativo. Trata-se de uma iniciativa sem precedentes, que não encontra concorrentes diretos estabelecidos no mercado. O projeto foi realizado com método científico adequado a trabalhos aplicados, o que lhe confere a propriedade de se constituir em um modelo replicável em situações equivalentes. Recorreu-se, também, ao apoio de visões conceituais e experimentais encontradas em fontes bibliográficas, no intuito de conferir validade à proposição apresentada em aspectos concernentes a um projeto empreendedor, compreendendo questões como a importância estratégica da inovação e a análise de condições a serem enfrentadas na implementação do projeto e ao longo de seus estágios evolutivos, o que possibilitou reduzir significativamente as incertezas quanto ao potencial de sucesso do novo negócio.

Abstract

This paper describes the experience of designing and defining an innovative business model dedicated to meeting the demand for services in child care and entertainment. By identifying a market gap in the offer of solutions demanded by parents or guardians who need to trust children under their responsibility to professional care, in unforeseen or emergency situations. The value proposition involves the intermediation between customers and service providers through an application. This is an unprecedented initiative, which does not find direct competitors established in the market. The project was carried out using a scientific method suitable for applied work, which gives it the property of constituting a replicable model in equivalent situations. We also resorted to the support of conceptual and experimental views found in bibliographic sources, in order to validate the proposition presented in aspects concerning an entrepreneurial project, including issues such as the strategic importance of innovation and the analysis of conditions to be faced in project implementation and throughout its evolutionary stages, which made it possible to significantly reduce uncertainties regarding the potential for success of the new business.