Reumo
O artigo tem o objetivo de trazer insights de como restaurantes de São Paulo começaram a atuar no ambiente digital durante a pandemia de COVID-19. A coleta de dados primária foi feita por meio de entrevistas em profundidade com donos de restaurantes na região.
O estudo traz apontamentos que os estabelecimentos ampliaram os respectivos canais de vendas e parcerias, além de adotarem novas tecnologias. Ferramentas tecnológicas como Whatsapp, QR Code e aplicativos de entregas foram os destaques evidenciados pelos entrevistados com crescente utilização incentivada pela rápida adoção dos consumidores. Além disso, há indícios de crescimento da procura de novos métodos de pagamento e sistemas tecnológicos para gestão do restaurante, que envolve desde a coleta do pedido (Ex.: palmtops), preparação do alimento (Ex.: sistema de controle de tempo) até a entrega e satisfação do consumidor (Ex.: embalagens com resistência térmica).
Abstract
The goal of the article is to bring insights on how restaurants located in São Paulo, Brazil, began to act in the digital environment during the COVID-19 pandemic. Data were collected through in-depth interviews with restaurant owners in the region.
The study shows that the establishments have expanded their sales channels and partnerships, in addition to adopting new technologies. Technological tools such as Whatsapp, QR Code and delivery apps were the highlights. In addition, there is evidence of growing demand for new payment methods and technological systems for restaurant management. For instance, tools to collect orders (e.g.: Palmtops); to control the overall time to prepare the meal (e.g.: time control systems); to enhance customer satisfaction (e.g.: heat-resistant food packaging).