Resumo

Título do Artigo

RECOMENDAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE MELHORIA NA CONTABILIDADE COM A INCLUSÃO DE UMA ABORDAGEM ORIENTADA AOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS EM UMA EMPRESA DE SANEAMENTO MUNICIPAL
Abrir Arquivo

Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Tatiana Gama Ricci
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
2 - Cecilia Moraes Santostaso Geron
-
3 - Davi Jônatas Cunha Araújo
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa de Pós-graduação em Controladoria e Finanças Empresariais
4 - Ana Maria Roux Valentini Coelho César
-

Reumo

As empresas buscam fornecer informações financeiras de maneira tempestiva para os tomadores de decisões, investidores e demais partes interessadas, porém há uma nova demanda por informações não financeiras, também conhecidas por informações de sustentabilidade, que é um desafio hoje para a contabilidade convencional. Este trabalho tem como objetivo apresentar, em um caso prático de uma empresa de saneamento municipal, quais as informações iniciais de sustentabilidade que a contabilidade precisa incluir em seus registros e as ferramentas de contabilidade da sustentabilidade de estudos publicados para que a contabilidade seja também um fornecedor de informações não financeiras. Como resultado, identifica como uma oportunidade de melhoria para a contabilidade a inclusão de aspectos ambientais e sociais em seus registros com a recomendação de criação de um sistema de contabilidade de sustentabilidade. As dificuldades estão relacionadas com a falta de conhecimento e registros das ações ambientais e sociais na contabilidade e a falta de conhecimento de conceitos de sustentabilidade entre os gestores. O impacto relevante é quanto ao atendimento pela contabilidade de uma nova demanda dos stakeholders e com a melhora de diálogo entre os diversos profissionais. O destaque é a demonstração da participação da contabilidade como protagonista na elaboração de informações não financeiras.

Abstract

Companies seek to provide financial information in a timely manner to decision makers, investors and other interested parties, but there is a new demand for non-financial information, also known as sustainability information, which is a challenge today for conventional accounting. This paper aims to present, in a practical case of a municipal sanitation company, what initial sustainability information accounting needs to include in its records, as well as presenting sustainability accounting tools from published studies so that accounting is also a provider of non-financial information. As a result, it identifies the inclusion of environmental and social aspects in its records as an improvement for accounting, with the recommendation to create a sustainability accounting system. The difficulties are related to the lack of knowledge and records of environmental and social actions in accounting and the lack of knowledge of sustainability concepts among managers. The relevant impact is in terms of accounting meeting a new demand from stakeholders and improving dialogue between different professionals. The highlight is the demonstration of the participation of accounting as a protagonist in the preparation of non-financial information.