Resumo

Título do Artigo

HOW TO DEFINE VALUE THROUGH LEAN AND AGILE PRATICES DEVELOPING A DIGITAL PRODUCT.
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Marcos Novais Ribeiro
Universidade Metodista de São Paulo -
2 - ALVAIR SILVEIRA TORRES JUNIOR
USP - Universidade de São Paulo - FEA

Reumo

Objetivo – Muitas equipes de TI em diferentes organizações (grandes, médias e pequenas) estão adotando práticas ágeis como a principal forma de desenvolver produtos digitais. Embora essas técnicas abordem a definição de valor para o cliente, é comum relatos durante a fase de desenvolvimento de que não está claro qual valor está sendo entregue e como medi-lo após a entrega. O objetivo deste artigo é discutir como essa definição é realizada por meio dessas metodologias, bem como como ela pode ser mensurada. Desenho/metodologia/abordagem – A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa qualitativa (utilizando grupos focais) por meio de um estudo de caso em um departamento de TI de uma grande empresa química. Resultados – Descobriu-se que o termo “valor” é focado durante toda a jornada de descoberta, mas não é explicitamente descrito nos documentos, geralmente os termos são descritos como requisitos ou benefícios, o que potencialmente pode ser uma das causas que atrapalham a gestão do produto pendências ou as métricas corretas em torno do valor para o cliente. Implicações sociais – A pesquisa teve como objetivo contribuir com a melhor forma de identificar e especificar valor por meio de práticas ágeis e pensamento enxuto.

Abstract

Purpose – A lot of IT teams in different organizations (large, medium, and small) is embracing agile practices as the mainstream to develop digital products. Although these techniques address the definition of customer value, is common reports during the development phase that it is not clear what value is being delivered and how to measure it after delivery. The objective of this article is to discuss how this definition is carried out through these methodologies, as well as how it can be measured. Design/methodology/approach – Research was carried out through qualitative research (by using focal groups) by a case study at an IT department of a big chemical company. Findings – Was discovered that the term “value” is focused during the whole discovery journey, but is not explicitly described at documents, usually the terms are described as requirements or benefits, which potentially can be one of the causes that disrupt the management of product backlogs or the right metrics around value to the customer. Social implications – The research aimed to contribute with the better way to identify and specify value through agile practices and lean thinking.