Resumo

Título do Artigo

DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SABIÁ NAS MUDANÇAS IMPOSTAS PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES PÚBLICAS
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Tema

Transformação Digital em Operações e Cadeias de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Lucila Batista Oliveira
Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU -
2 - Juliana Pereira de Assis
-
3 - Veronica Freitas de Paula
Universidade Federal de Uberlandia - UFU - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Este caso para ensino descreve a forma como uma alteração legislativa pode influenciar uma mudança organizacional, o que nesta situação ocorreu em razão da nova Lei de Licitações e Contratos, que trouxe modificações a serem implementadas no setor público, a exemplo da virtualização dos processos e a criação de novas obrigações para os servidores. Tais alterações levaram à necessidade de identificação pelo gestor dos principais desafios e limitações a serem enfrentados, a fim de que fossem feitas as adequações e a transição para a nova forma de condução do processo fosse efetiva. No caso em questão, o gestor público se viu diante de questões como resistência dos servidores e dos fornecedores às mudanças da Lei e a adaptação aos novos sistemas que teriam que ser desenvolvidos. O objetivo educacional é fomentar a discussão e desenvolver a capacidade analítica dos estudantes sobre o processo de mudança organizacional, gestão operacional e implementação de novos processos na Administração Pública. O caso pode ser aplicado em disciplinas que incluam em seus conteúdos Gestão Pública, Governo Eletrônico, Compras e Licitações, Mudança Organizacional, Processos e Operações, entre outros. Pode ser utilizado em cursos nas áreas de Administração, Administração Pública, Direito e cursos de Gestão em Geral.

Abstract

This teaching case describes how a legislative change can influence an organizational change, which occurred due to the new Bidding and Contracts Law, which brought changes to be implemented in the public sector, such as the virtualization of processes and the creation of new obligations for public servants. These changes led to the need for the manager to identify the main challenges and limitations to be faced so that adjustments could be made and the transition to the new way of conducting the process would be effective. In this case, the public manager faced issues such as resistance from workers and suppliers to the changes in the law and the adaptation to the new systems that would have to be developed. The educational objective is to foster discussion and develop the analytical capacity of students about the process of organizational change, operational management, and implementation of new methods in Public Administration. The case can be applied to courses that include in their content Public Management, Electronic Government, Procurement and Bids, Organizational Change, Processes and Operations, among others. It can be used in courses in the areas of Administration, Public Administration, Law, and Management in general.