Resumo

Título do Artigo

A BUSCA DO CONHECIMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EFICAZ: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Finanças

Autores

Nome
1 - João Paulo Telini Domingues
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá -
2 - ANDRE LUIZ MEDEIROS
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - IEPG
3 - Andrea Aparecida da Costa Mineiro
-

Reumo

A educação financeira tem como papel principal possibilitar que as pessoas adquiram conhecimentos através de conceitos e procedimentos que proporcionam uma melhor tomada de decisão diante de situações que envolvam suas finanças pessoais de modo que obtenham uma boa qualidade de vida e um bem-estar financeiro. Diante disso, este artigo tem como objetivo identificar as principais pesquisas associadas à educação financeira e ao conhecimento financeiro a partir de uma revisão integrativa. Para tanto, os estudos foram sistematizados de modo a identificar os principais objetivos da pesquisa bem como selecionadas as abordagens teóricas, metodologia e objeto de estudo. Para complementar, foi proposta uma síntese de agenda de estudos futuros. Resultados apontam para um baixo nível de educação financeira dos indivíduos em diversos países principalmente nos Estados Unidos da América onde foi selecionado o maior número de estudos que envolvem educação e conhecimento financeiros. Além disso, foi constatado que as pessoas que participam de algum tipo de curso de educação financeira têm melhor critério para lidar com dinheiro. Houve, porém, exceção em uma das pesquisas cujo resultado mostrou que o conhecimento financeiro é adquirido através dos ensinamentos e exemplos dos pais, trabalho e amigos.

Abstract

The main objective of financial education is to enable people to acquire knowledge through concepts and procedures that provide better decision-making in situations involving their personal finances in order to obtain a good quality of life and financial well-being. Therefore, this paper aims to identify the most important researches associated with financial education and financial knowledge from an integrative review. Thus, the studies were systematized in order to identify the main objectives of the research as well as selected the theoretical approaches, methodology and object of study. To complement it, a synthesis of the agenda for future studies was proposed. Results point to a low level of financial education of individuals in several countries, mainly in the United States of America, where the largest number of studies involving financial education and knowledge were selected. In addition, it was found that people who participate in some type of financial education course have better judgment in dealing with money. There was, however, an exception in one of the surveys whose results showed that financial knowledge is acquired through the teachings and examples of parents, work and friends.