Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM GERENCIAL NA IMPLANTAÇÃO DO TRABALHO À DISTÂNCIA NA CMB: SUBSIDIANDO A ESTRATÉGIA EMERGENTE
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Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - VALÉRIA XAVIER BASTOS DE SOUZA
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
2 - Beatriz Quiroz Villardi
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Reumo

A pandemia da COVID-19, deflagrada no Brasil, em Março de 2020, impulsionou empresas de todo o mundo a adotarem o Trabalho Remoto Emergencial -TRE, compete destacar a estratégia deliberada da Casa da Moeda do Brasil - CMB, em implementar o Teletrabalho, em novembro de 2019, protagonista de mudanças que viabilizaram à empresa adaptar-se as medidas restritivas impostas pela pandemia, atuando com 40% de seu corpo funcional remotamente e mantendo-se como serviço essencial, honrando seus compromissos e ainda superando metas de produção. O imprevisto ensejou em aprendizado aos telegerentes e teletrabalhadores, que aprenderam na prática como adaptar-se ao “novo normal” consolidando uma estratégia emergente que se mostrou eficaz com base nos impactos gerenciais e econômico-financeiros alcançados, corroborando o interesse da alta direção no estabelecimento das modalidades Teletrabalho e Trabalho Remoto, para além da pandemia. O presente artigo visa contribuir no compartilhar de dificuldades superadas, lições aprendidas, economicidade gerada e sugestões de melhorias para a consolidação do modelo de trabalho à distância e suas peculiaridades no contexto de uma empresa pública.

Abstract

The COVID-19 pandemic, which broke out in Brazil in March 2020, boosted companies around the world to adopt Emergency Remote Work -TRE, it is worth highlighting the deliberate strategy of Casa da Moeda do Brasil - CMB, in implementing Telework, in November 2019, protagonist of changes that enabled the company to adapt to the restrictive measures imposed by the pandemic, working with 40% of its staff remotely and maintaining itself as an essential service, honoring its commitments and even exceeding production goals. The unforeseen gave rise to learning for telemanagers and teleworkers, who learned in practice how to adapt to the "new normal" consolidating an emerging strategy that proved to be effective based on the managerial and economic-financial impacts achieved, corroborating the interest of top management in the establishment of the Teleworking and Remote Work modalities, in addition to the pandemic. This article aims to contribute to the sharing of difficulties overcome, lessons learned, savings generated and suggestions for improvements for the consolidation of the distance working model and its peculiarities in the context of a public company.