Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO LÍDER-LIDERADO E DO ENGAJAMENTO PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENGENHARIA
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Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - Rafael da Silva Bernardo
UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - USP ESALQ
2 - LUIZ HENRIQUE DA SILVA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Universidade de São Paulo - USP
3 - Lucas Ademir Tridapalli
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí -

Reumo

Neste estudo, buscou-se analisar a importância da relação líder-liderado no engajamento de profissionais da área de engenharia. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, abordagem quantitativa e coleta de dados por meio de uma survey com 162 profissionais da área de engenharia. Foi utilizado para quantificar o engajamento, o questionário reduzido da versão brasileira UWES e o questionário LMX-7 para a relação líder-liderado. Após a aplicação do questionário e do tratamento dos dados, foi possível verificar as maiores médias relacionadas ao sentimento do liderado na capacidade do seu respectivo líder o ajudar na solução de problemas e o quanto os profissionais se sentem envolvido com o trabalho que realizam. Enquanto as menores médias estão associadas a caracterização da relação líder-liderado e o quanto os profissionais se deixam levar pelo trabalho que realizam. Assim, conclui-se que a relação líder-liderado e o engajamento estão relacionados a construção de um ambiente de segurança e conexão que resultam em um ambiente coletivo, coeso e com alto teor de entrega de resultados.

Abstract

In this study, we sought to analyze the importance of the leader-led relationship in the engagement of professionals in the engineering area. This is a descriptive research, quantitative approach and data collection through a survey with 162 engineering professionals. The short questionnaire of the Brazilian version UWES and the LMX-7 questionnaire for the leader-led relationship were used to quantify engagement. After the application of the questionnaire and the processing of data, it was possible to verify the highest averages related to the feeling of the led in the ability of their respective leader to help them in solving problems and how much the professionals feel involved with the work they perform. While the lowest averages are associated with the characterization of the leader-led relationship and how much the professionals are carried away by the work they perform. Thus, it is concluded that the leader-led relationship and engagement are related to the construction of an environment of security and connection that result in a collective, cohesive environment with a high level of delivery of results.