Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA PÓS CONSUMO EMBALAGENS DE VIDRO CERVEJARIAS ARTESANAIS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Socioambiental e Inovação

Autores

Nome
1 - Liliane Carrilho Briones de Azevedo
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet / RJ - Petrópolis

Reumo

A logística reversa tem se tornado cada vez mais objeto de discussão devido ao atual contexto mercadológico, onde as empresas procuram formas de se destacar no mercado competitivo com práticas baseadas em conceitos ambientalmente corretos, cada vez mais valorizados por clientes exigentes e mais conscientes de seu papel enquanto consumidores. A logística reversa pós consumo nas cervejarias artesanais será objetivo principal desse estudo, com direcionamento posterior às empresas situadas em Petrópolis, RJ. Após a apresentação de possíveis mudanças no processo de produção, distribuição e coleta com a justificativa de buscar por um consumo mais consciente, ficou claro a percepção dos clientes que costumam consumir cerveja artesanal. Tais consumidores são identificados como pessoas com gosto diferenciado e dispostos a aceitar e cobrar novas condutas em prol de um bem maior. Diante deste cenário, esse trabalho objetiva analisar e contextualizar a logística reversa pós consumo como estratégia empresarial. Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura por consultas nas seguintes bases cientificas: Google Acadêmico, Portal Capes, Scielo e Scopus.

Abstract

Reverse logistic has become more and more a subject to discussion due to recent market context, where companies seek ways to stand out at the competitive market with exercises based on environmentally correct concepts, which are more and more valued by demanding costumers, who are more conscious about their role as consumers. The post consumption reverse logistics at the artisanal breweries will be this studie’s main objective, with a posterior direction to the companies stated at Petrópolis, RJ. After the presentation of the possible changes to the processes of production, distribution and collection with the objective of searching for a more conscious consumption, it became clear that the clients who are used do consuming artisanal beers are more perceptive. These consumers are identified as people who have a different taste, and are willing to accept and demand a new conduct for the greater good. Given this scenario, this work aims to analyze and contextualize post-consumer reverse logistics as a business strategy. As a methodology, bibliographic research was adopted through literature review by consultations in the following scientific bases: Google Scholar, Portal Capes, Scielo and Scopus.