Resumo

Título do Artigo

​​Componentes do modelo de negócio de empresas do tipo DNVB: uma revisão sistemática da literatura
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Wellington Jose da Silva
USP - Universidade de São Paulo - FEA
2 - Marcelo Caldeira Pedroso
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Departamento de Administração

Reumo

Com o objetivo de analisar os componentes do modelo de negócio de empresas do tipo DNVB (digitally native vertical brand), que são empresas verticalizadas nascidas no contexto digital, os pesquisadores executaram uma revisão sistemática da literatura Por meio de identificação e análise de referências, com busca em dez bases de conhecimento, e com resultados associados a componentes do modelo de negócios das empresas do tipo DNVB Foram identificadas 51 referências durante a revisão da literatura, que também apresenta empresas compatíveis com o modelo - oferecendo produtos diretamente em canais digitais e com preços competitivos, administrando uma cadeia de fornecedores, a distribuição, vendas e o pós-vendas As descobertas podem ser relevantes para potenciais empreendedores que estão considerando investir em desenvolvimento de novos produtos e tem o dilema de atuar por meio de canais próprios ou delegar o relacionamento com clientes para varejistas tradicionais Foi possível observar que consumidores estão mais abertos a estas empresas pois enxergam cada vez menos riscos nas transações online e buscam por produtos inovadores Por outro lado, a revisão também demonstrou que investidores e fundos de venture capital já contam com mais experiência com este modelo de negócio e tem amadurecido sua capacidade de avaliar seus riscos.

Abstract

This systematic review aims to analyze the business model components of the DNVB startups (digitally native vertical brands). They are vertical companies born in the digital context. The researchers explored the literature to identify and review references in ten knowledge bases and identified 51 studies. The paper also presents companies compatible with the model - offering products directly in digital channels and with competitive prices, managing a chain of suppliers, distribution, sales and post-sales. The findings may be relevant for potential entrepreneurs considering investing in developing new consumer goods and having the dilemma of acting through their first-party channels or delegating the relationship with customers to traditional retailers. It was possible to observe that consumers are more open to these companies as they see less and less risk in online transactions and are looking for innovative products. On the other hand, the review also showed that investors and venture capital funds already have more knowledge of this business model and have matured their ability to assess its risks.