Resumo

Título do Artigo

RELATO TÉCNICO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM PME´s: definições acadêmicas, estratégias gerenciais e decisões empreendedoras
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
2 - Adylson Rhander dos Reis Ramalho de Queiroz
UFRRJ -
3 - Amanda Leticia Machado Fernandes
UFRRJ -
4 - Patricia Viveiros de Castro Krakauer
Centro Universitário Campo Limpo Paulista - -

Reumo

Este relato técnico apresenta, de forma sistemática, a experiência dos pesquisadores da UFRRJ em um projeto de extensão, que evoluiu para um ensaio NEPE envolvendo a instituição e sua comunidade acadêmica. Foi estudado o caso de um restaurante, classificado como média empresa, na cidade de Seropédica / RJ. O objetivo inicial da ação de extensão foi socializar (i.e, pela ótica da gestão do conhecimento – troca de conhecimentos tácitos) conhecimentos práticos e experiências, para que os alunos ou membros da comunidade percebessem como são aplicados nas empresas do segundo setor, os conhecimentos teóricos circulantes ao longo da graduação em Administração ou em cursos de capacitação em Administração e Negócios. Posteriormente, como objetivo sequencial, um estudo de caso sobre as decisões empreendedoras e as estratégias de gestão utilizadas no estabelecimento foi realizado. Dessa forma, foram externalizados conhecimentos (i.e, pela ótica da gestão do conhecimento – conversão do conhecimento tácito em explícito) por meio de publicações científicas, materiais instrucionais e estudo método-caso, as contribuições dessa experiência. Assim como, socializado em forma de palestras, a aplicação dos conhecimentos teóricos envolvidos nos recortes acadêmicos sobre gerenciamento comercial e marketing, para alunos de graduação, para a comunidade acadêmica e em eventos científicos.

Abstract

This white paper presents, in a systematic way, the experience of UFRRJ researchers in an extension project, which evolved into a NEPE essay involving the institution and its academic community. The case of a restaurant, classified as medium-sized, in the city of Seropédica / RJ, was studied. The initial objective of the extension action was to socialize (from the perspective of knowledge management - exchange of tacit knowledge) practical knowledge and experiences, so that students or community members could perceive how theoretical knowledge is applied in companies of the second sector. circulating during graduation in Administration or in training courses in Administration and Business. Subsequently, as a sequential objective, a case study on entrepreneurial decisions and management strategies used in the establishment was carried out. Thus, knowledge was externalized (from the perspective of knowledge management - conversion of tacit knowledge into explicit) through scientific publications, instructional materials and method-case study, the contributions of this experience. As well as, socialized in the form of lectures, the application of the theoretical knowledge involved in academic clippings on commercial management and marketing, for undergraduate students, for the academic community and in scientific events.