Reumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a utilização de indicadores de desempenho no âmbito logístico. Ao analisar a temática surge a seguinte pergunta de pesquisa: O que os pesquisadores brasileiros têm estudado a respeito dos indicadores de desempenho logístico? Para responder a seguinte pergunta realizou-se uma análise na base de dados da Scientific Periodicals Electronic Library – SPELL. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa do tipo descritiva, realizada por meio de revisão sistemática tendo como base as palavras logística; indicadores de desempenho; métricas de desempenho. Para análise de dados empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que o setor com maior destaque nas análises é o agronegócio, e que os indicadores servem para auxiliar na tomada de decisões e gerar um diferencial competitivo afim de se destacar no mercado. Nota-se que a utilização do balanced scorecard está presente em grande parte dos artigos analisados, e os indicadores mais utilizados são os relacionados a gestão de custos, qualidade, e consumidor. Já os indicadores menos utilizados são os que se refere a investimento.
Abstract
The present study aimed to analyze the use of performance indicators in the logistics field. When analyzing the theme, the following research question arises: What have Brazilian researchers studied about logistics performance indicators? To answer the following question, an analysis was carried out in the Scientific Periodicals Electronic Library – SPELL database. This research is characterized as qualitative and descriptive, carried out through a systematic review based on the words logistics; performance indicators; performance metrics. For data analysis, the content analysis technique was used. The results demonstrate that the most prominent sector in the analysis is agribusiness, and that the indicators serve to assist in decision making and generate a competitive differential in order to stand out in the market. It is noted that the use of the balanced scorecard is present in most of the analyzed articles, and the most used indicators are those related to cost, quality, and consumer management. The least used indicators are those referring to investment.