Resumo

Título do Artigo

MODA EVANGÉLICA: A PRÁTICA RELIGIOSA NA INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor e papel social do marketing

Autores

Nome
1 - Rosemeire Silva
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
2 - Larissa Luz Raposo
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -
3 - Caio Henrique Decicco de Carvalho
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Sao Paulo
4 - Matheus Noronha
-

Reumo

O objetivo da pesquisa é explorar o comportamento de consumo de moda comportada de mulheres evangélicas. O estudo empírico com método qualitativo e abordagem etnográfica com observação participante, proporcionou a coleta de dados de 9 entrevistas aplicadas para mulheres integrantes de comunidades religiosas, especificamente da Assembleia de Deus. A investigação explorou a visão sobre práticas, valores e significados em relação ao consumo de moda evangélica. Foram abordados conceitos ligados à imagem, individual e coletiva. Os resultados apresentados mostram que a prática religiosa influencia no modo que mulheres evangélicas se dedicam à escolha e consumo de roupas. Este comportamento, está relacionado à herança cultural, traços de identidade e valores pessoais. Isto faz com que elas se reconheçam e conservem a tradição religiosa. Este estudo apresenta contribuições gerenciais para profissionais da indústria da moda evangélica, visando direcionar as ações de marketing para seu público-alvo. Já a contribuição teórica do estudo apresenta o comportamento do consumidor no desdobramento de um nicho específico observado em movimentos religiosos mediante a rituais.

Abstract

The objective of the research is to explore the behavior of good fashion consumption of evangelical women. The empirical study with a qualitative method and ethnographic approach with participant observation, provided the collection of data applicable to women members of religious communities, specifically the Assembly of God. An investigation explored the view on practices, values, and meanings about the consumption of evangelical fashion. Concepts linked to image, individual, and collective were considered. The results show that religious practice influences the way evangelical women dedicate themselves to choosing, and consuming clothes. This behavior is related to cultural origin, identity traits, and personal values. This makes them recognize and maintain the religious tradition. This study presents managerial contributions for professionals in the evangelical fashion industry, directing marketing actions to their target audience. The theoretical contribution of the study, on the other hand, presents consumer behavior in the unfolding of a specific niche observed in religious movements through rituals.