Reumo
O presente estudo objetivou avaliar se há viabilidade técnica para adoção do orçamento por
competência também no Brasil, tendo em vista que o país iniciou seu processo de convergência
internacional e adotou a chamada contabilidade patrimonial. A metodologia foi considerada de
natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica com uso da análise de conteúdo. As
experiências foram catalogadas com base em estudos internacionais realizados nos últimos 20
anos, resultando em amostra conformada por 5 países (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido,
Austrália e Nova Zelândia). Os exames foram realizados com base em variáveis de ordem
ambiental e técnica observadas nas pesquisas evidenciando que os países pesquisados
enfrentaram dificuldades e apuraram resultados ambientais e técnicos semelhantes durante este
processo, sobretudo, no que tocante ao ambiente político como agente moroso (desvantagem)
e uma maior transparência e accountability pública (vantagem). Em comparação ao Brasil, as
condições para adoção da nova modelagem se mostraram pouco satisfatórias ante aos exames
dos atributos analisados (comprometimento político, capital humano, sustentabilidade a longo
prazo e política macroeconômica). Como principal contribuição do estudo, identificou-se os
aspectos que podem ou não contribuir à implementação do orçamento por competência, assim
como a posição na qual se encontra o Brasil frente a eles.
Abstract
This study aimed to assess whether there is technical feasibility for adopting the accrual budget also in Brazil, considering that the country started its process of international convergence and adopted the so-called accrual accounting The methodology was considered of a qualitative, exploratory and bibliographic nature using content analysis The experiences were cataloged based on international studies carried out in the last 20 years, resulting in a sample consisting of 5 countries (United States, Canada, United Kingdom, Australia and New Zealand) The tests were carried out based on environmental and technical variables observed in the surveys, showing that the countries surveyed faced difficulties and found similar environmental and technical results during this process, especially with regard to the political environment as a slow agent (disadvantage) and a greater transparency and public accountability (advantage) Compared to Brazil, the conditions for adopting the new model proved to be unsatisfactory compared to the examination of the attributes analyzed (political commitment, human capital, long-term sustainability and macroeconomic policy) As the main contribution of the study, the aspects that may or may not contribute to the implementation of the competence budget were identified, as well as the position in which Brazil finds itself in relation to