Resumo

Título do Artigo

PRIMEIROS PASSOS EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - CASSIA JAQUELINE THEOBALD
Legale -

Reumo

Este trabalho buscou delinear a construção do histórico da identidade organizacional a partir da ideia de um constructo social, interligando-a à teoria de vantagem competitiva a fim do uso dessas informações para planejamentos empresariais e tomadas de decisão, e possibilitar que a empresa desenvolva vantagem em relação a seus concorrentes a partir do conhecimento sobre suas características e diferenciais. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sobre identidade organizacional e vantagem competitiva à luz de ideias vindas de diferentes autores, para estabelecer com o desenvolvimento e atrelamento das duas teorias, como o processo criativo de delimitação de identidade organizacional se forma, dando ênfase em empresas pequenas. Dada a relevância do tema, procurou-se através dos autores e desenvolvimento de ideias incitar o interesse nas organizações em conhecer e definir suas identidades, enfatizando-a como importante ferramenta para exploração do entendimento e conhecimento organizacional, além da identificação do que pode ser uma fonte de vantagem competitiva.

Abstract

This paper sought to outline the construction of the history of organizational identity from the idea of a social construct, linking it to the theory of competitive advantage in order to use this information for business planning and decision-making, and enable the company to develop an advantage in relation to its competitors based on the knowledge of its characteristics and differentials. For this, a literature review on organizational identity and competitive advantage was carried out in the light of ideas coming from different authors, to establish with the development and coupling of the two theories, how the creative process of organizational identity delimitation is build, emphasizing small companies. Given the relevance of the topic, it has been pursued through the authors and ideas development to stimulate the interest of organizations in knowing and defining their identities, emphasizing it as an important tool for exploring organizational understanding and knowledge, in addition to identifying what can be a source of competitive advantage.