Resumo

Título do Artigo

A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: o aprendizado como estratégia para obtenção de vantagem competitiva
Abrir Arquivo

Tema

Novas Fronteiras em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Francisco Fernandes da Costa Souza
Universidade do Estado do Amazonas - UEA -
2 - Elaine Yaskara de Melo Jinkings
-

Reumo

O presente artigo objetiva entender as implicações da aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) no contexto organizacional. Para tanto, adotou-se algumas premissas como verdadeiras: a concepção de inteligência proveniente da TIM tem o condão de amoldar-se ao ambiente organizacional, pois nele os colaboradores estão estimulando incessantemente sua cognição para resolver problemas e elaborar produtos; a constatação da pluralidade do intelecto humano defendida pela TIM fomentou a necessidade de respeitar a individualidade cognitiva dos aprendizes através do desenvolvimento de currículos e estratégias pedagógicas adaptativas; o sucesso alcançado pela TIM no ambiente educacional tradicional pode ser replicado nas organizações; a educação corporativa pode utilizar-se da TIM para desenvolver políticas de aprendizagem adaptadas às inteligências do capital humano das organizações e, por fim, o aprendizado constitui-se em uma política de desenvolvimento indispensável às organizações que buscam alavancagem e vantagem competitiva. O método eleito para alcançar esse intento foi a pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa dos dados provenientes de um estudo bibliométrico fundamentado nos artigos indexados na CAPES. Dentre os resultados mais expressivos, constatou-se que a educação está na vanguarda da aplicabilidade da teoria de Gardner e que seus conceitos de maior enlace são metodologias de aprendizagem, inteligência emocional, inovação e desenvolvimento

Abstract

The present work aims to understand the implications of applying the Multiple Intelligences Theory (MIM) in the organizational context. To this end, some assumptions were adopted as true: the concept of intelligence from TIM has the power to adapt itself to the organizational environment since its employees are incessantly stimulating their cognition to solve problems and develop products; the finding of the plurality of the human intellect defended by TIM fostered the need to respect the learners' cognitive individuality through the development of adaptive pedagogical strategies and curricula; the success achieved by TIM in the traditional educational environment can be replicated in organizations; corporate education can use TIM to develop learning policies adapted to organizations' human capital intelligence and, finally, learning constitutes an indispensable development policy for organizations seeking leverage and competitive advantage. The method chosen to achieve this goal was descriptive research with a quantitative approach to data from a bibliometric study based on articles indexed in CAPES. Among the most expressive results, it was found that education is at the forefront of the applicability of Gardner's theory and that its most binding concepts are learning methodologies, emotional intelligence, innovation, and development.