Resumo

Título do Artigo

USO DE PARÂMETROS DE GESTÃO DA QUALIDADE DE PROJETOS ACADÊMICOS EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA UNIVERSITÁRIOS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - BRUNA RAMELA DE MELO
Pecege - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (ESALQ/USP) -
2 - Fabricio Martins Lacerda
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Em organizações a implementação de um sistema de qualidade é crucial para captação e retenção de clientes, agregar valor aos produtos e serviços e aumentar a competitividade. Desta forma, o presente estudo buscou avaliar o uso e conhecimento de ferramentas da qualidade por usuários de dois laboratórios de pesquisa, a fim de compreender o perfil e a realidade das pesquisas realizadas, além de sugerir a aplicação de métodos e ferramentas. Foi realizado um estudo de caso em dois laboratórios de pesquisa de uma universidade do estado de São Paulo, com coleta e análise de dados através de um questionário estruturado utilizando a escala Likert, aplicados a 10 alunos da pós-graduação. Os resultados demonstraram haver uma carência no uso das ferramentas da qualidade em laboratórios. Para implementação da gestão da qualidade nesses ambientes é necessário conhecer a realidade do laboratório, uma vez que cada um possui suas peculiaridades, e trazer a conhecimento dos usuários do local a importância da implementação desse sistema e forma de aplicação e uso das ferramentas.

Abstract

In organizations, the implementation of a quality system is crucial for attracting and retaining customers, adding value to products and services, and increasing competitiveness. Thus, the present study sought to assess the use and knowledge of quality tools by users of two research laboratories, to understand the profile and reality of the research carried out, in addition to suggesting the application of methods and tools. A case study was carried out in two research laboratories of a university in the state of São Paulo, with data collection and analysis through a structured questionnaire using the Likert scale, applied to 10 graduate students. The results showed that there is a lack in the use of quality tools in laboratories. To implement quality management in these environments, it is necessary to know the reality of the laboratory, since each one has its peculiarities, and to make local users aware of the importance of implementing this system and how the tools are applied and used.