Resumo

Título do Artigo

CONSCIÊNCIA, COMPORTAMENTO E CONHECIMENTO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE COM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE DIREITO.
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Tema

Gestão Socioambiental e Inovação

Autores

Nome
1 - CLAUDIA MARIA DA SILVA BEZERRA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA - Vergueiro
2 - Amanda de Mesquita Sales
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove
3 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Magela Romero Almodóvar
Universidad de la Habana - Departamento de Sociologia
5 - ELOISA ELENA SHINOHARA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
6 - Anderson Antônio de Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

A consciência ambiental e a consequente busca por produtos ambientalmente menos impactantes ao meio ambiente, têm se consolidado nos últimos anos. Influências pessoais e do meio, influenciam o comportamento ambiental das pessoas, dentre elas a educação ambiental. É fundamental identificar como o conhecimento acerca de questões ambientais pode ser considerado um indicador da ação consciente do consumidor. Para tanto, nada melhor do que focar estes estudos nos futuros formadores de opinião, os estudantes universitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996). Assim, uma pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey com universitários do curso de Direito. A amostra foi composta de 350 respondentes e as análises foram realizadas por meio do software RStudio Team (2015). Os resultados indicam diferenças de comportamento ambiental entre os grupos de alunos que cursaram disciplina com conteúdo ambiental e aqueles que não cursaram, contudo não foram identificadas diferenças na consciência ambiental, sugerindo que existe influência positiva de disciplinas ambientais no comportamento de compra dos universitários.

Abstract

Environmental awareness and the consequent search for environmentally less impactful products have been consolidated in recent years. Personal and environmental influences influence people's environmental behavior, including environmental education. It is essential to identify how knowledge about environmental issues can be considered an indicator of conscious consumer action. Therefore, nothing better than focusing these studies on future opinion makers, university students. The objective of this research was to analyze the awareness and consumption habits of law students, before and after taking a course with environmental content, through a scale validated in the Brazilian context of Ecologically Conscious Consumer Behavior (ECCB) developed by Roberts (1996). Thus, quantitative research was carried out through a Survey with university students in the Law course. The sample consisted of 350 respondents and the analyzes were performed using the RStudio Team (2015) software. The results indicate differences in environmental behavior between groups of students who took courses with environmental content and those who did not, however, no differences were identified in environmental awareness, suggesting that there is a positive influence of environmental courses on the purchasing behavior of university students.