Resumo

Título do Artigo

O uso do exemplo como estratégia na mudança do mindset de transformação digital
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Juliana Zan
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - SP

Reumo

O artigo apresenta o estudo de caso de como foi trabalhada a cultura organizacional de uma Seguradora sexagenária, no Brasil, que muda seu mindset para estar mais adequado às mudanças contemporâneas em plena era de transformação digital, uma vez que tem influência direta na sustentabilidade dos negócios e da Empresa. O objetivo do estudo é mostrar a mudança de mentalidade de um departamento corporativo, que tem uma atuação operacional e que através de alguns meios, ferramentas, programas, consegue mudar seu modus operandi, migrando para uma área inovadora, que se utiliza das ferramentas atuais, digitais e modernas e por consequência, dentre tantos outros benefícios operacionais e de eficiência, passa a ser inclusive modelo de atuação para demais área da Companhia, influenciando a mudança da corporação como um todo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, sob a forma de estudo de caso, que traz insights que contribuíram para essa mudança de mentalidade, da nova cultura e a nova forma de operar dentro de um departamento corporativo, que pode servir de exemplo para outros departamentos e Organizações. É possível afirmar que o artigo apresenta contribuições importantes para empresas e também para programas de mestrado profissional por possuir relevância prática às disciplinas aplicadas.

Abstract

The article presents the case study of how the organizational culture of a 60-year-old insurance company in Brazil was worked on, which changes its mindset to be more suited to contemporary changes in the midst of digital transformation, as it has a direct influence on business and the Company´s sustainability The objective of the study is to show the change in the mentality of a corporate department, which has an operational performance and that through some ways, tools, programs, manages to change its modus operandi, migrating to an innovative area, which uses current, digital and modern tools and consequently, among many other operational and efficiency benefits, it even becomes a model of action for other areas of the Company, influencing the change of the corporation as a whole This is a qualitative and exploratory research, in the form of a case study, which brings insights that contributed to this change in mentality, the new culture and the new way of operating within a corporate department, which can serve as an example for other departments and organizations It is possible to affirm that the article presents important contributions for companies and also for professional master's programs because it has practical relevance