Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE O GOAL ORIENTATION E O SUCESSO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - Tawnee Gomes Chies
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus D
2 - Marcos Rogério Mazieri
-

Reumo

As organizações (OG) possuem dificuldades em entregar projetos atendendo à métricas de sucesso em projetos (SP), pois eles podem falhar e ônus são gerados. Para incremento do SP, é suportada a aplicação de soft skills, podendo ser representadas pelo goal orientation (GO), que trata da predisposição dos indivíduos à aprendizagem ou ao desempenho. Assim, o objetivo é analisar quais predisposições no GO podem ser motivadas para obter o SP no curto e médio prazo. Após revisão de literatura, adotou-se abordagem quantitativa e coleta de dados por meio de surveys, com amostra válida de 510, tendo a unidade de análise, projetos concluídos, utilizando-se o método de regressão linear múltipla. O GO beneficia a eficiência do projeto, essencialmente voltado à hard skills, representando a aplicação de soft skills em OG. A predisposição à aprendizagem (OA) beneficia o SP no impacto na equipe, já que estes indivíduos norteiam-se pela elevação do nível de competência e aprendizado de novas habilidades, onde indica-se o estímulo à OA pelas OG. Já a predisposição à se evitar o mau desempenho não deve ser estimulada pois a aversão ao risco e o desejo de se evitar julgamentos desfavoráveis não favorecem o SP.

Abstract

Organizations (OG) have difficulties in delivering projects meeting the metrics of success in projects (PS), because they can fail and burdens are generated. To increase the PS, the application of soft skills is supported, which can be represented by the goal orientation theory (GO), which deals with the predisposition of individuals to learning or performance. Thus, the objective is to analyze which predispositions in GO can be motivated to obtain the PS in short and medium terms. After reviewing the literature, it was adopted a quantitative approach and data collection through surveys, with a valid sample of 510, with the unit of analysis, completed projects, using the multiple linear regression method. GO benefits the efficiency of the project, essentially focused on hard skills, representing the application of soft skills in OG. The predisposition to learning (LO) benefits the PS in terms of the impact on the team, as these individuals are guided by raising the level of competence and learning new skills, where the encouragement of OA by the OG is indicated. The predisposition to performance avoidance should not be encouraged, as risk aversion and the desire to avoid unfavorable judgments do not favor SP.