Resumo

Título do Artigo

APRENDER A REAPRENDER ageísmo no mercado de trabalho do século XXI e o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de competências em profissionais acima de 50 anos de idade
Abrir Arquivo

Tema

Diversidade e Inclusão Social

Autores

Nome
1 - fabiano de andrade caxito
Fundação Instituto de Administração -

Reumo

O artigo tem por objetivo investigar o papel das instituições de ensino superior no processo de desenvolvimento de competências profissionais necessárias para que profissionais maduros, com mais de 50 anos de idade, possam se reinserir e se manter relevantes no mercado de trabalho. A partir de pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados às mudanças demográficas e sociais que impactam a atuação profissional dos profissionais maduros, a andragogia, o alfabetismo funcional, a capacidade de dirigir o próprio aprendizado e as competências profissionais, o artigo discute o papel da educação formal no desenvolvimento das competências. Do ponto de vista das instituições de ensino Superior, o artigo aborda a emergência da discussão sobre seu papel no contexto do desenvolvimento de competências profissionais em um mundo que passa por um constante e acelerado processo de mudança.

Abstract

The article aims to investigate the role of higher education institutions in the process of developing the professional skills necessary for mature professionals, over 50 years old, to re-enter and remain relevant in the labor market. Based on a bibliographic research on themes related to demographic and social changes that impact the professional performance of mature professionals, andragogy, functional literacy, the ability to direct their own learning and professional skills, the article discusses the role of formal education in skills development. From the point of view of higher education institutions, the article addresses the emergence of the discussion about their role in the context of the development of professional competences in a world that is undergoing a constant and accelerated process of change.