Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS COMO FORMA DE MELHORAR O ENGAJAMENTO DO CLIENTE EXTERNO
Abrir Arquivo

Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - CLAUDIA MARIA DA SILVA BEZERRA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA - Vergueiro
2 - ELOISA ELENA SHINOHARA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Jaime Bartholomeu Bartholomeu Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
4 - Anderson Freitas dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
5 - Silvio Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda - Prédio D
6 - Marco Antonio Costantino Valentini
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
7 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
8 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

A presente pesquisa aplicada apresenta uma proposta à solução de um problema de comunicação, com consequente falha no engajamento do cliente externo, em uma empresa de tecnologia ligada ao mercado educacional, através do desenvolvimento de um artefato tecnológico. As práticas da Design Science Research (DSR) se mostraram adequadas à finalidade proposta, por terem uma sequência lógica em etapas que devem ser seguidas, para compreensão de um problema e sua solução, através da construção e aplicação de um artefato. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com diretores, colaboradores e clientes da organização objeto deste estudo. O estudo de caso foi usado como metodologia de apoio para identificação do problema e futura avaliação e instanciação do artefato proposto. A DSR permitiu a construção de um artefato “método”, que neste projeto foi denominado Easy-Talk. Este artefato, foi apresentado e aprovado pela organização, e será testado em próximo projeto de implantação de suas ferramentas tecnológicas. O artefato tecnológico se propõe corrigir a falha na comunicação encontrada no relacionamento com seus clientes externos. Este estudo realizado em uma PME poderá ser expandido para outras organizações, do mesmo segmento, fomentar novas pesquisas e, o artefato tecnológico aperfeiçoado.

Abstract

This applied research presents a proposal for solve a communication problem, with a consequent failure in the engagement of the external customer, in a technology company linked to the educational market, through the development of a technological artifact. The Design Science Research (DSR) practices proved to be adequate for the purpose, as it have a logical sequence in steps that must be followed to understand a problem and its solution, through the construction and application of an artifact. Data collection was carried out through interviews with directors, employees and customers of the organization object of this study. The case study was used as a support methodology for problem identification and future evaluation and instantiation of the proposed artifact. DSR allowed the construction of an artifact “method”, that was called “Easy-Talk”. This artifact, presented to the aforementioned organization, was approved and will be tested in the next project to implement its technological tools. The technological artifact is intended to correct the failure in communication found in the relationship with its external customers. This study carried out in a SME can be expanded to other organizations, in the same segment, foster new research and the improvement technological artifact.