Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE UM NOVO MODELO DE NEGÓCIOS DA NEXANS PABU PARA O MERCADO DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Guilherme Peres Sunhog
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Lilian Aparecida Pasquini Miguel
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

Este relato apresenta o aproveitamento da oportunidade de melhoria na estratégia de vendas e modelo de negócios da business unit Nexans PABU - fabricante europeu de acessórios de conexão elétrica para cabos para o mercado brasileiro, proporcionando maior integração da cadeia de suprimentos com a demanda As tratativas desta oportunidade em grande parte passam por propor um ajuste de foco para a gestão da organização em como aumentar o valor reconhecido pelo cliente ao mesmo tempo que diminui seus custos físicos de estoque e otimiza seus recursos humanos inerentes à equipe de vendas local, agregando uma aliança estratégica com distribuidores A inovação se dá com a redução de elos na cadeia de suprimentos, aumentando a oferta de produtos ao mercado nacional e criando, assim, um novo modelo de negócios para a organização As decisões de recuar com uma estratégia interna de vendas alternando parcialmente para um modelo mais horizontal é um impacto econômico que pode conferir aumento do valor transacional, reduzir custos e riscos financeiros internos à Nexans, incluindo a participação das alianças estratégicas para crescimento em vendas e marketshare Foi utilizada a proposta metodológica de solução de problemas e exploração de oportunidade, de Marcondes, Miguel, Franklin & Perez (2017)

Abstract

This report presents the opportunity to improve the sales strategy and business model of the business unit Nexans PABU - European manufacturer of electrical connection accessories for cables for the Brazilian market, providing greater integration of the supply chain with demand. Dealings with this opportunity largely involve proposing a focus adjustment for the organization's management on how to increase the value recognized by the customer while reducing their physical inventory costs and optimizing their human resources inherent to the local sales team, adding a strategic alliance with distributors. Innovation is achieved by reducing links in the supply chain, increasing the supply of products to the national market and thus creating a new business model for the organization. Decisions to back off with an internal sales strategy, partially switching to a more horizontal model is an economic impact that can increase transactional value, reduce internal costs and financial risks to Nexans, including the participation of strategic alliances for growth in sales and marketshare . The methodological proposal of problem solving and opportunity exploration by Marcondes, Miguel, Franklin & Perez (2017) was used.