Resumo

Título do Artigo

INCUBADORAS DE EMPRESAS EM UNIVERSIDADES NA PROMOÇÃO DO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - José Roberto Pasotti
UNIPINHAL - UNIPINHAL
2 - Patricia Viveiros de Castro Krakauer
-

Reumo

Tem-se como objetivo verificar como incubadoras de empresas em universidades podem promover o ensino de empreendedorismo. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, tipo exploratória, desenvolvida com abordagem qualitativa, utilizando como método o levantamento de dados secundários, e dados primários. Após revisão teórica e análise dos dados obtidos com a pesquisa empírica, pode-se constatar que as incubadoras de empresas em universidades são espaços importantes no processo de ensino de empreendedorismo. Como parte importante do ecossistema favorecem o ensino do empreendedorismo pela participação do aluno na elaboração de projetos; realização e participação em eventos; pela troca de experiências entre alunos, professores e empreendedores das empresas incubadas, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, aproximação do estudante com o empresário e o contato com o processo de intermediação que transforma a pesquisa em produto. Considerou-se que ao se apresentar um framework com as etapas para se ensinar empreendedorismo tal quadro poderá ser aplicado por instituições de ensino que queiram utilizar as incubadoras como um espaço possível para a promoção do empreendedorismo. A pesquisa contribui para que professores, alunos e demais componentes da hélice tríplice repensem a importância e uso desses espaços para o desenvolvimento prático de habilidades empreendedoras.

Abstract

The aim is to verify how business incubators at universities can promote entrepreneurship education. It is an applied research, exploratory type, developed with a qualitative approach, using as a method the survey of secondary data, and primary data. After theoretical review and analysis of data obtained from empirical research, it can be seen that business incubators in universities are important spaces in the process of teaching entrepreneurship. As an important part of the ecosystem, they favor the teaching of entrepreneurship through the student's participation in the elaboration of projects; realization and participation in events; by the exchange of experiences between students, professors and entrepreneurs of the incubated companies, stimulating creativity, innovation and entrepreneurship, bringing the student closer to the entrepreneur and contact with the intermediation process that transforms research into a product. It was considered that by presenting a framework with the steps to teach entrepreneurship, such a framework could be applied by educational institutions that want to use incubators as a possible space for the promotion of entrepreneurship. The research helps teachers, students and other components of the triple helix to rethink the importance and use of these spaces for the practical development of entrepreneurial skills.