Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA PROPOSTA DE VALOR AOS CLIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS NO MERCADO DIGITAL
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Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - NATALIA RODRIGUES LOPES SOUZA
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis
2 - Milena Uezu Gomes
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
3 - Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
4 - Nayrob Piccoli Adamo
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
5 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O presente texto descreve a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor da economia digital. A oportunidade identificada foi ampliar a proposta de valor, por meio de novas soluções em sistemas de processamento de dados em rede, a clientes tradicionais da empresa e no atendimento de demandas de novos segmentos, de modo a suprir uma lacuna de mercado. Adotou-se como procedimento metodológico a proposição de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para definir e implementar estratégias pautadas pela inovação em tecnologia e serviços em busca de diferenciação que gerasse vantagem competitiva, criando valor aos clientes. A intervenção resultou na ampliação da oferta de valor aos clientes mediante aprimoramento tecnológico, reduzindo o risco de evasão de clientes e proporcionando condições de atrair novos usuários, com o consequente aumento de participação no mercado. A experiência integra modelos conceituais encontrados na literatura acadêmica a situações concretas vivenciadas no ambiente de negócios. Lidou-se com a complexidade decorrente de contingências de mercado que requerem a identificação de alternativas para fortalecimento do desempenho organizacional, com orientação metodológica de caráter científico, possibilitando que o relato agregue conhecimento à tecnologia de gestão e possibilite replicação em situações equivalentes.

Abstract

This paper describes the intervention carried out in a company that operates in the digital economy sector. The opportunity identified was to expand the value proposition, through new solutions in network data processing systems, to the company's traditional customers and in meeting the demands of new segments, in order to fill a market gap. The methodological procedure adopted was the proposition of Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) to define and implement strategies based on innovation in technology and services in search of differentiation that would generate competitive advantage, creating value for customers. The intervention resulted in the expansion of the value offer to customers through technological improvement, reducing the risk of customer evasion and providing conditions to attract new users, with the consequent increase in market share. The experience integrates conceptual models found in academic literature to concrete situations experienced in the business environment. It dealt with the complexity resulting from market contingencies that require the identification of alternatives to strengthen organizational performance, with methodological guidance of a scientific nature, allowing the report to add knowledge to management technology and allow replication in equivalent situations.