Resumo

Título do Artigo

MELHORIA NA AGILIDADE EM MUDANÇA DE SOFTWARE COM ADOÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO E ARQUITETURA DE TECNOLOGIA
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Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Rodrigo Monteiro Furquim
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Alberto de Medeiros Junior
-

Reumo

Este artigo aplicado relata a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor financeiro há mais de 90 anos, tendo por foco a adoção de modelos ágeis de trabalho e a modernização da arquitetura de software na área de tecnologia da empresa para atendimento de pessoas jurídicas. Procurou-se resolver um problema de agilidade nas entregas de novos serviços financeiros para os clientes. Analisou-se como a área de tecnologia que desenvolve e mantém o aplicativo móvel e o internet banking dos clientes pessoa jurídica pode-se adaptar para se fortalecer. A situação problema caracteriza-se pela demora de tempo para oferecer aos clientes uma experiência digital relacionada aos produtos financeiros que atendam às suas necessidades sendo, melhores ou semelhantes aos que são ofertados por bigtechs ou fintechs. Por ser um modelo de trabalho inovador houve, no início, forte resistência dos gestores, mas após os dois primeiros meses do projeto, apesar de sua complexidade, demonstrou-se o potencial que o modelo poderia alcançar. O problema encontrado pela empresa, a alta concorrência e a possibilidade de utilização de novos métodos de trabalho e novas arquiteturas de software como alavanca na disponibilização de novos serviços e produtos financeiros, culminou nos resultados de agilidade apresentados neste artigo.

Abstract

This applied article reports the intervention carried out in a company that has been operating in the financial sector for more than 90 years, focusing on the adoption of agile work models and the modernization of the software architecture in the technology area of the company to serve legal entities It was designed to solve a problem of agility in the delivery of new financial services to customers It was analyzed how the technology area that develops and maintains the mobile application and internet banking for corporate customers can adapt to strengthen itself The problem situation is characterized by the delay of time to offer customers a digital experience related to financial products that meet their needs, being better or like those offered by bigtechs or fintechs As it is an innovative work model, there was, at first, strong resistance from managers, but after the first two months of the project, despite its complexity, the potential that the model could achieve was demonstrated The problem encountered by the company, the high competition, and the possibility of using new work methods and new software architectures as a lever for the availability of new services and financial products, culminated in the agility