Resumo

Título do Artigo

Qual a cor do meu batom?
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Laurival Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Sergio Catto
-

Reumo

Objetivo: Este caso para ensino propõe uma discussão sobre as escolhas de empreendedores sobre o que produzir, a partir das opções possíveis. Metodologia/abordagem: Idealizado a partir de situações verídicas experimentadas pelos autores, este caso para ensino aplica a técnica das barreiras para a escolha de itens a produzir dentro das restrições impostas. Resultados: A partir do dilema vivido pelos três sócios, os alunos são estimulados a pensar analiticamente propondo soluções para o problema apresentado. O caso também apresenta oportunidades para discussão sobre a operação de uma pequena empresa produtora de bens. Percebendo os interesses de cada sócio, Diogo (idealizador da empresa e vendedor), Bruno (químico e responsável pela produção) e Fábio (administrador e sócio investidor), os alunos são instigados a decidir os itens a serem produzidos dentro do orçamento e custos apresentados. Contribuições teóricas e práticas: Desenvolver habilidades de decisão analítica orientada pela estratégia da empresa. Aplicar o método de barreiras para priorização dos projetos. Apresentar o conceito de bricolagem em empreendedorismo.

Abstract

Objective: This teaching case proposes a discussion about the choices of entrepreneurs about what to produce, from the possible options. Methodology/approach: Conceived from real situations experienced by the authors, this teaching case applies the technique of barriers to the choice of items to be produced within the imposed restrictions. Results: From the dilemma experienced by the three partners, students are encouraged to think analytically proposing solutions to the problem presented. The case also presents opportunities to discuss the operation of a small goods-producing company. Realizing the interests of each partner, Diogo (idealer of the company and seller), Bruno (chemist and responsible for production) and Fabio (administrator and partner investor), students are encouraged to decide the items to be produced within the budget and costs presented. Theoretical and practical contributions: Develop analytical decision skills guided by the company's strategy. Apply the Cooper & Kleinschmidt (1998) barrier method. Introduce the concept of DIY in entrepreneurship.