Reumo
Objetivo: investigar a adoção de práticas para adequação à Contabilidade 4.0 em um escritório contábil familiar, com vinte e cinco anos de história.
Metodologia: roteiro de entrevistas com gestores e visitas de campo junto ao escritório para observação e coleta de dados.
Relevância: a sociedade passa pelo fenômeno denominado Indústria 4.0 e seus reflexos. Um dos reflexos se deu também na Contabilidade, que recebeu o adereço 4.0 na temática e tem despertado a atenção de pesquisadores e profissionais sobretudo em relação às atualizações necessárias à sobrevivência de empresas do setor, sobretudo um setor tão antigo e com um perfil deveras conservador e resistente.
Resultados: os resultados encontrados indicam a adoção efetiva de duas práticas sugeridas na literatura, a robotização parcial das atividades e a segmentação do atendimento.
Contribuições teóricas: o estudo contribui com uma literatura ainda escassa e pouco explorada. Apresenta autores que discutem o tema, faz um vínculo com a literatura da Indústria 4.0.
Contribuições gerenciais: o estudo demonstra que a adequação à Contabilidade 4.0 apresentou ganhos de receitas e redução nas perdas. Apresentou ainda melhora na eficiência dos processos e personalização do atendimento.
Abstract
Objective: It investigated impacts and solutions for adequacy to Industry 4.0 in a traditional accounting office with twenty-five years of history.
Methodology: script of interviews with managers and field visits to the office for observation and data collection.
Results: The results found indicate the effective adoption of two practices suggested in the literature, the partial robotization of activities and the segmentation of care.
Theoretical contributions: the study contributes to a literature that is still scarce and little explored. It presents authors who discuss the theme, links with the literature of Industry 4.0.
Management contributions: the study demonstrates that the adequacy of Accounting 4.0 showed revenue gains and reduction in losses. It also showed improvement in the efficiency of processes and customization of care.