Resumo

Título do Artigo

A CAPACIDADE ABSORTIVA E COGNIÇÃO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO
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Tema

Estratégia e Estudos do Futuro

Autores

Nome
1 - Wanderley Leite da Silva Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Marco Antonio Casadei Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Marcos Ferreira de Magalhães
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
4 - Emerson Maccari
-
5 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

O estudo traz referências de como a capacidade absortiva e a cognição podem ser percebidas no meio acadêmico, mais especificamente na pós-graduação brasileira, trazendo dados referentes ao sistema de avaliação da Capes/Sucupira. Foi utilizada a revisão bibliográfica para recuperar os dados, permitindo verificar estudos na área de interesse e a consolidação dos conceitos em um campo fragmentado. Utilizamos sistematicamente a coleta de dados, a técnica de análise descritiva e qualitativa de dados, onde foi possível identificar que a avaliação dos produtos intelectuais de qualidade, são em maior parte oriundos dos cursos com avaliação acima da nota cinco (cursos de pós-graduação de excelência), destacando a região sudeste, onde há maior aderência dos discentes, reforçando que as questões cognitivas e de absorção do conhecimento podem ser consideradas como critérios de elegibilidade, demonstrando que há implicações sociais, possíveis de serem abordados em estudos futuros. Os aspectos observados na pesquisa se limitaram na busca de dados relacionadas aos cursos de pós-graduação em administração, com melhores e piores notas dos cursos avaliados. O trabalho demonstra a relevância no papel da formação dos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu e suas consequentes publicações, por meio da aderência aos aspectos cognitivos e das capacidades de absorção.

Abstract

The study provides references on how absorptive capacity and cognition can be perceived in the academic environment, more specifically in the Brazilian postgraduate program, bringing data related to the Capes/Sucupira assessment system. A literature review was used to retrieve the data, allowing the verification of studies in the area of ​​interest and the consolidation of concepts in a fragmented field. We systematically use data collection, the technique of descriptive and qualitative data analysis, where it was possible to identify that the evaluation of quality intellectual products, mostly come from courses with an evaluation above grade five (postgraduate courses of excellence), highlighting the Southeast region, where there is greater adherence of students, reinforcing that cognitive issues and knowledge absorption can be considered as eligibility criteria, demonstrating that there are social implications that can be addressed in future studies. The aspects observed in the research were limited to the search for data related to postgraduate courses in administration, with the best and worst grades in the evaluated courses. This paper demonstrates the relevance of the role played by students' education in stricto sensu graduate courses and their consequent publications, through adherence to cognitive aspects and absorption capacities.