Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UMA PLATAFORMA INOVADORA DE POOL DE COMPRAS: O CASO POOL BUY
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Luccas Bavaresco
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Alessandra Reis da S Lima
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
3 - Roseli Oliveira Damiani Barreto
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
4 - Piero Hellmeister
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
5 - Alexandre Nabil Ghobril
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
6 - Alberto de Medeiros Junior
-

Reumo

Este trabalho tem como objetivo a análise de viabilidade de uma plataforma inovadora de um marketplace de compras denominada Pool Buy. Com o crescimento substancial do e-commerce nos últimos anos, muitos players têm buscado ampliar sua atuação nesse canal. Para isso, as estratégias de vendas on-line passaram a ser prioridade em muitas organizações, como por exemplo as grandes redes varejistas. Em paralelo, os marketplaces de vendas como Mercado Livre, Americanas.com, Magalu e similares possibilitaram esse acesso também às pequenas empresas. Embora alguns padrões de modelos de negócio sejam predominantes, observou-se a oportunidade de atuação neste mercado de intermediação entre o fornecedor de produtos e os clientes de forma inovadora, utilizando o mecanismo de Pool de compras, modelo que combina descontos progressivos ao consumidor final e escoamento de estoques altos do fabricante. Para avaliação desse novo modelo, procedeu-se uma análise de viabilidade econômica que possibilitou simular resultados esperados do do negócio em diversos cenários de vendas utilizando simulação de Monte Carlo.

Abstract

This work aims to analyze the feasibility of an innovative platform for a shopping marketplace called Pool Buy. With the substantial growth of e-commerce in recent years, many players have sought to expand their presence in this channel. For this, online sales strategies have become a priority in many organizations, such as large retail chains. At the same time, sales marketplaces such as Mercado Livre, Americanas.com, Magalu and the like have also made this access possible for small businesses. Although some patterns of business models are predominant, there was an opportunity to act in this intermediation market between the product supplier and customers in an innovative way, using the Purchase Pool mechanism, a model that combines progressive discounts to the final consumer and outflow of high manufacturer stocks. To evaluate this new model, an economic feasibility analysis was carried out, which made it possible to simulate expected results of the business in various sales scenarios using Monte Carlo simulation.