Resumo

Título do Artigo

AÇÕES DE CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO NAS GRANDES INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO BRASIL EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Socioambiental e Inovação

Autores

Nome
1 - Allyany Hipolito Leal Dos Santos
UNIFOR -
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIFOR - Administração

Reumo

O conceito de Criação de Valor Compartilhado propõe uma teoria de organizações complementar à Responsabilidade Social Corporativa A criação de estratégias, a partir de uma perspectiva coletiva e colaborativa, geram impactos socioeconômicos positivos Face a crise provocada pela pandemia da COVID-19 as Instituições Financeiras possuem papel significativo para sociedade O objetivo desse trabalho é comparar as ações de CVC das grandes instituições bancárias públicas e privadas no Brasil, em tempo da pandemia da COVID-19, que ultrapassam as impostas pelo governo e órgãos normativos Foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, com uso de análise de conteúdo As instituições bancárias estão buscando criar valor, além do que é imposta ou regulamentado, em específico nas dimensões de gestão estratégica, de processos internos, social, ambiental e econômica Os bancos públicos se diferenciaram nas estratégias porque são “braços financeiros” de políticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, enquanto as instituições bancárias privadas se diferenciaram com o intuito de ganhar legitimidade, mostrando resultados ambientalmente adequados Existiu similaridade nas dimensões de relacionamento externo, gestão organizacional e econômica Influenciados pelos fatores externos: ambiente regido por regras; abordagem dos concorrentes; necessidade dos clientes, que na crise exigem soluções rápidas e articuladas dos diversos setores, saberes e poderes

Abstract

The concept of Creating Shared Value proposes a theory of organizations that complements Corporate Social Responsibility. The creation of strategies, from a collective and collaborative perspective, generate positive socioeconomic impacts In the face of the crisis caused by the COVID-19 pandemic, Financial Institutions have a role significant for society The objective of this work is to compare the CVC actions of large public and private banking institutions in Brazil, at the time of the COVID-19 pandemic, which go beyond those imposed by the government and regulatory bodies. A theoretical-empirical, exploratory research was carried out -descriptive, qualitative in nature, using content analysis Banking institutions are seeking to create value beyond what is imposed or regulated, specifically in the dimensions of strategic management, internal processes, social, environmental and economic. differentiated in strategies because they are "financial arms" of policy. fics aimed at socioeconomic development, while private banking institutions differentiated themselves in order to gain legitimacy, showing environmentally adequate results There was similarity in the dimensions of external relationship, organizational and economic management Influenced by external factors: environment governed by rules; approach to competitors; needs of customers, who in the crisis demand quick and articulated solutions from different sectors, knowledge and powers