Reumo
Esse trabalho relata o comportamento do consumo da carne vermelha das famílias
brasileiras durante o período pandêmico. No atual cenário de pandemia da COVID-19, o
preço das carnes acumulou alta de 38% em 12 meses, interferindo no bolso dos brasileiros.
Foi adotado o modelo de pesquisa descritiva, transversal, com dados quantitativos, coletados
por meio de questionário fechado, através do Google Forms com 16 questões fechadas
abrangendo 70 indivíduos. Os resultados revelaram que 78,6% necessitou reduzir as idas ao
açougue/mercado em decorrência do aumento dos preços e 65,7% precisou substituir a carne
mais consumida por uma alternativa mais barata. Em relação às expectativas e perspectivas
dos respondentes, mais da metade acredita que os preços não irão diminuir. A pesquisa indica
que o consumo de carne vermelha durante a pandemia sofreu impacto devido a alta do preço,
elevando os gastos em agosto e setembro com a compra de carne e havendo substituição por
uma alternativa mais barata como a carne de ave. O trabalho tem a intenção de compartilhar
as experiências para que possam ser úteis aos demais pesquisadores do tema, auxiliando na
observação e antecipação de cenários que possam impactar a economia, organizações e a
sociedade de forma geral.
Abstract
This paper reports the behavior of red meat consumption by Brazilian families
during the pandemic period. In the current scenario of the COVID-19 pandemic, the price of
meat has accumulated a 38% increase in 12 months, interfering with Brazilians' pockets. The
descriptive, transversal research model was adopted, with quantitative data, collected through
a closed questionnaire, through Google Forms with 16 questions covering 70 individuals. The
results revealed that 78.6% needed to reduce visits to the butcher/market due to the increase in
prices, 65.7% needed to replace the most consumed meat with a cheaper alternative.
Regarding the respondents' expectations and perspectives, more than half believe that prices
will not decrease. The research indicates that the consumption of red meat during the
pandemic was impacted by the rise in price, increasing spending in August and September
with the purchase of meat and replacing it with a cheaper alternative such as poultry. The
paper is intended to share experiences so that they can be useful to other researchers on the
subject, helping to observe and anticipate scenarios that may impact the economy,
organizations and society in general.