Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DO AUMENTO DO PREÇO DA CARNE VERMELHA: COMPORTAMENTOS E PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor e papel social do marketing

Autores

Nome
1 - Gabriela D'Almeida Preto
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Paulista I
2 - KAUAN FERREIRA DE COUTO
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Centro Mooca
3 - Julia Barbosa de Paulo
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Mooca
4 - Beatriz Oliveira Coscia
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Campus Mooca
5 - Luis Felipe Lourenço Germano
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Centro Mooca
6 - Pedro Henrique Mota Gimenez
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Campus Mooca
7 - Liana Caron Nazareth Peçanha
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Escola de Negócios

Reumo

Esse trabalho relata o comportamento do consumo da carne vermelha das famílias brasileiras durante o período pandêmico. No atual cenário de pandemia da COVID-19, o preço das carnes acumulou alta de 38% em 12 meses, interferindo no bolso dos brasileiros. Foi adotado o modelo de pesquisa descritiva, transversal, com dados quantitativos, coletados por meio de questionário fechado, através do Google Forms com 16 questões fechadas abrangendo 70 indivíduos. Os resultados revelaram que 78,6% necessitou reduzir as idas ao açougue/mercado em decorrência do aumento dos preços e 65,7% precisou substituir a carne mais consumida por uma alternativa mais barata. Em relação às expectativas e perspectivas dos respondentes, mais da metade acredita que os preços não irão diminuir. A pesquisa indica que o consumo de carne vermelha durante a pandemia sofreu impacto devido a alta do preço, elevando os gastos em agosto e setembro com a compra de carne e havendo substituição por uma alternativa mais barata como a carne de ave. O trabalho tem a intenção de compartilhar as experiências para que possam ser úteis aos demais pesquisadores do tema, auxiliando na observação e antecipação de cenários que possam impactar a economia, organizações e a sociedade de forma geral.

Abstract

This paper reports the behavior of red meat consumption by Brazilian families during the pandemic period. In the current scenario of the COVID-19 pandemic, the price of meat has accumulated a 38% increase in 12 months, interfering with Brazilians' pockets. The descriptive, transversal research model was adopted, with quantitative data, collected through a closed questionnaire, through Google Forms with 16 questions covering 70 individuals. The results revealed that 78.6% needed to reduce visits to the butcher/market due to the increase in prices, 65.7% needed to replace the most consumed meat with a cheaper alternative. Regarding the respondents' expectations and perspectives, more than half believe that prices will not decrease. The research indicates that the consumption of red meat during the pandemic was impacted by the rise in price, increasing spending in August and September with the purchase of meat and replacing it with a cheaper alternative such as poultry. The paper is intended to share experiences so that they can be useful to other researchers on the subject, helping to observe and anticipate scenarios that may impact the economy, organizations and society in general.