Resumo

Título do Artigo

BUSINESS MODEL CANVAS E SUAS REVISÕES
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Eduardo Alverne Melo
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria Profissional

Reumo

A evolução dos negócios tem requisitado que a formação dos contadores seja constantemente aprimorada, para que possam realizar efetiva contribuição à geração de valor nas organizações onde atuam. Para isso é necessário que os mesmos incorporem habilidades pessoais necessárias à compreensão do funcionamento dos negócios. Dentre as ferramentas que têm sido utilizadas neste ensino, destaca-se o Business Model Canvas ou BMC, que é uma das ferramentas de análise de modelos de negócios mais conhecidas e ensinada em universidades dos EUA, França e Indonésia. Apesar de sua ampla utilização, o BMC tem sido alvo de críticas por diversos autores, que, mesmo reconhecendo a importância do mesmo, afirmam que ele não se adequa a contextos específicos, e propõem modificações do mesmo. O presente estudo realizou uma revisão sistemática da literatura com vistas a identificar as críticas realizadas ao BMC e as propostas de alterações efetuadas pela comunidade internacional. Foram analisados 53 artigos internacionais e identificadas oito propostas de adaptações do BMC, a saber, BMCS, BMC estendido, SEMC, e TLBMC, SC-BMC, CBMC, BMC4G e o SLMC. Como sugestões de pesquisas futuras, o BMC pode ser incluído no ensino de Ciências Contábeis para avaliação da utilização desta ferramenta no Brasil.

Abstract

The evolution of business has required the training of accountants to be constantly improved, so that they can make an effective contribution to the generation of value in the organizations where they operate. Henceforth, it is necessary that they incorporate the personal skills necessary to understand the functioning of the business. Among the tools that have been used in this teaching, the Business Model Canvas or BMC stands out, as one of the best known business model analysis tools taught in universities in the USA, France and Indonesia. Despite its wide use, the BMC has been the target of criticism by several authors, who, even recognizing its importance, claim that it does not suit specific contexts, and propose modifications. This study performed a systematic literature review in order to identify the criticisms made to the BMC and the proposals for changes made by the international community. 53 international articles were analyzed and eight proposals of adaptations of the BMC were identified, namely, BMCS, BMC extended, SEMC, and TLBMC, SC-BMC, CBMC, BMC4G and the SLMC. As suggestions for future research, further research is necessary to assess the viability of the BMC as a teaching tool for accountants in training.