Resumo

Título do Artigo

OS ANTECEDENTES DO TOP OF MIND DE MARCAS DE ELETRODOMÉSTICOS
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Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Francisco Emerson da Silva
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
2 - Macário Neri Ferreira Neto
Universidade de Fortaleza -
3 - José Sarto Freire Castelo
Universidade de Fortaleza - Centro de Comunicação e Gestão; Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Nadir Souza Saleri
UNIFOR -
5 - HUELITON ROCHA SAMPAIO
UNIFOR -

Reumo

O objetivo deste estudo foi verificar as variáveis que influenciam o top of mind de eletrodomésticos. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, por meio de um survey no ambiente das redes sociais dos pesquisadores em uma amostra de conveniência de 201 participantes. A análise de dados foi realizada utilizando a regressão linear múltipla por meio do software SPSS®, versão 26. Os resultados demonstraram que os gastos com propaganda e a renda familiar influenciam positivamente na variável top of mind da marca mais lembrada de eletrodomésticos. Com relação a variável preço, esse não se mostrou significativo no modelo geral. Como relevância os elementos antecedentes do top of mind que gerar no público uma rápida associação de um produto com a imagem de uma marca. Assim, a pesquisa contribui com um estudo interdisciplinar cuja a escala e a metodologia podem ser utilizadas por estudos análogos. Quanto ao avanço teórico, foi possível observar que são necessários mais estudos para avaliar os preditores. Como contribuição acadêmica e gerencial, a proposta contempla como antecedentes da marca top of mind visto que esses são variáveis importantes para a tomada de decisão e incremento de estratégias empresariais

Abstract

The objective of this study was to verify the variables that influence the top of mind of home appliances. As methodology, exploratory research was carried out, of quantitative nature, through a survey in the social network’s environment of the researchers in a convenience sample of 201 participants. Data analysis was performed using multiple linear regression through the SPSS® software, version 26, The results showed that advertising expenditures and family income positively influence the top of mind of the most remembered brand for appliances. In relation to the price variable, this was not significant in the general model. As relevant the antecedent elements of the top of mind that generate in the public a fast association of a product with the image of a brand. Thus, the research contributes to an interdisciplinary study whose scale and methodology can be used by analogous studies. As for the theoretical advance, it was possible to observe that more studies are needed to evaluate the predictors. As an academic and managerial contribution, the proposal considers as antecedents of top of mind since these are important variables for decision making and for the increment of business strategies.