Resumo

Título do Artigo

A PERSONAGEM GANHA VIDA: A ação de marketing digital entre Fiat e Vivi Guedes na mídia Instagram
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Tema

Estratégia e inovação no marketing

Autores

Nome
1 - Emanuel Alcântara da Silva
UNIFOR - PPGA
2 - Daniellen Dias Negreiros
-
3 - José Sarto Freire Castelo
Universidade de Fortaleza - Centro de Comunicação e Gestão; Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Na atualidade, as mídias sociais têm recebido um papel de destaque como meio de divulgação de marcas. Para aproveitar tal potencial, as mídias de massa tradicionais, como a televisão, vêm inovando em estratégias de marketing que unam essas duas plataformas. Nesse contexto, a novela a “Dona do Pedaço” trouxe a personagem Vivi Guedes que é uma digital influencer que se corresponde com seus “seguimores” criando uma dinâmica de uma divulgadora da marca Fiat. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as estratégias de marketing digital usadas pela Fiat com a personagem Vivi Guedes para promoção da marca. Para isso foi utilizado uma investigação com abordagem qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico de publicações anteriores, seguida de uma observação dos perfis em análise e por último foi usada a técnica da análise de conteúdo. Entre os resultados identificados, percebeu-se que o perfil criou uma estratégia de comunicação e interação própria com os seguidores das páginas @estiloviviguedes e @fiatbr contribuindo com a divulgação da segunda. A pesquisa limitou-se a analisar a relação da personagem com a montadora, mas Vivi também se relacionava com outros anunciantes, para pesquisas futuras, pode-se observar essa relação envolvendo as demais marcas e a personagem.

Abstract

Nowadays, social media has received a prominent role as a means of promoting brands. To take advantage of this potential, traditional mass media such as television have been innovating in marketing strategies that bring these two platforms together. In this context, the soap opera “Dona do Pedaço” brought the character Vivi Guedes, who is a digital influencer that corresponds with her “followers” creating a dynamic of a promoter of the Fiat brand. This research aims to analyze the digital marketing strategies used by Fiat with the character Vivi Guedes to promote the brand. For this, an investigation with a qualitative approach was used, based on a bibliographic survey of previous publications, followed by an observation of the profiles under analysis and, finally, the technique of content analysis was used. Among the identified results, it was noticed that the profile created its own communication and interaction strategy with the followers of the @estiloviviguedes and @fiatbr pages, contributing to the dissemination of the second. The research was limited to analyzing the character's relationship with the automaker, but Vivi was also related to other advertisers, for future research, this relationship can be observed involving the other brands and the character.