Resumo

Título do Artigo

DO PORTA-RETRATOS AO BANNER: o uso do Instagram como uma plataforma de exposição de marcas
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Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Emanuel Alcântara da Silva
UNIFOR - PPGA
2 - José Sarto Freire Castelo
Universidade de Fortaleza - Centro de Comunicação e Gestão; Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O tema mídias sociais têm ganhado força nas produções científicas, dentre elas aquelas que trabalham com plataformas digitais como o Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Esse último, tem ampliado o número de investigações científicas voltadas ao seu uso, em especial para a promoção de produtos e serviços. A presente pesquisa tem como pergunta-problema: quais instrumentos metodológicos são utilizados em pesquisas científicas que relacionam o Instagram ao marketing de influência? Objetivo geral: descrever as ferramentas metodológicas utilizadas em pesquisas científicas que relacionam o Instagram ao marketing de influência. Para atingir esse objetivo, realizou-se o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica e da análise bibliométrica, na base de dados da Web of Science no período entre os anos de 2010 ao primeiro semestre de 2020. Dessa forma, dentre os resultados encontrados neste estudo, destaca-se o uso da abordagem qualitativa prioritariamente com aplicação de questionários aos usuários do Instagram, como instrumento de coleta de dados, além disso, quanto aos fins da pesquisa, destacam-se as produções causais (explicativas e descritivas) a partir dessas descobertas é possível nortear novas pesquisas nesse campo tendo tais metodologias como as preferenciais.

Abstract

The theme of social media has gained strength in scientific productions, including those that work with digital platforms such as Facebook, Twitter, YouTube and Instagram. The latter has increased the number of scientific investigations aimed at its use, especially for the promotion of products and services. The present research has the question-problem: which methodological tools are used in scientific research that relate Instagram to influence marketing? General objective: to describe the methodological tools used in scientific research that relate Instagram to influence marketing. To achieve this goal, the technical procedure of bibliographic research and bibliometric analysis was carried out in the Web of Science database in the period between 2010 and the first half of 2020. Thus, among the results found in this study, the use of the qualitative approach is highlighted, primarily with the application of questionnaires to Instagram users, as a data collection instrument, in addition, regarding the purposes of the research, the causal productions (explanatory and descriptive) from these findings are highlighted. possible to guide further research in this field having such methodologies as the preferred ones.