Resumo

Título do Artigo

A Influência dos Arquétipos Femininos na Intenção de Compra de Consumidoras de Perfume
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor e papel social do marketing

Autores

Nome
1 - Julia de Araujo Miranda
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Campus São Roque
2 - Eduardo Roque Mangini
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - São Roque

Reumo

Com a grande diversidade de produtos oferecidos no mercado, seu constante e com as frequentes mudanças nos desejos e necessidades dos consumidores diante da evolução dos produtos oferecidos, as empresas enfrentam muitos desafios para conquistar um público mais amplo. Para reter a atenção de seus usuários, as empresas vêm investindo cada vez mais em esforços que ajudam a melhorar a imagem da marca e de seus produtos, provocando nos profissionais de marketing esclarecimentos dos estudos realizados por Jung sobre os arquétipos femininos. Esses estudos possibilitam analisar a maneira como estes arquétipos podem ter uma grande influência na intenção de compra feminina, levando-as a comprar seus produtos. Além disso observam também quais estratégias de diferenciação podem ser adotadas no desenvolvimento de suas propagandas publicitárias. Por meio de pesquisa de cunho experimental, e a partir da aplicação de um teste t e da análise de variância (ANOVA), serão estudadas propagandas de perfume voltados ao público feminino, existentes nas mídias impressas, buscando analisar o grau de influência que as marcas conseguem atingir ao utilizar a teoria dos Arquétipos femininos para atrair e reter seu público-alvo, aumentando sua influência na intenção de compra e na decisão final do consumidor.

Abstract

With the great diversity of products offered in the market, it is constant and the frequent changes in consumers' desires and needs in face of the evolution of the products offered, companies face many challenges to conquer a wider audience. To retain the attention of their users, companies have been investing more and more in efforts that help improve the image of the brand and its products, prompting marketing professionals to clarify the studies conducted by Jung on female archetypes. These studies make it possible to analyze how these archetypes can have a great influence on women's intention to buy, leading them to buy his products. In addition, they also observe which differentiation strategies can be adopted in the development of their advertisements. Through experimental research, and by applying a t-test and analysis of variance (ANOVA), perfume advertisements aimed at the female public, existing in printed media, will be studied, seeking to analyze the degree of influence that brands can achieve when using the theory of the feminine archetypes to attract and retain their target audience, increasing their influence on the intention to buy and the final decision of the consumer.