Resumo

Título do Artigo

A VISÃO DO EMPREENDEDOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CINCO DOMÍNIOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Fernando Vidal dos Santos
USP - Universidade de São Paulo - FEA
2 - Lilian Maria de Souza
-
3 - Miriam Mitie Hieda
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP -
4 - ANTONIO CARLOS ROSSINI JUNIOR
-
5 - Ana Cristina Limongi França
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA EAD
6 - Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
-

Reumo

Dentre os desafios de atuação do empreendedor, está o comportamento organizacional e conflitos que fazem parte do seu cotidiano desde as primeiras fases dos seus projetos. Entender a percepção do empreendedor sobre a importância e os cinco domínios da inteligência emocional foi o objetivo do estudo aqui apresentado. O universo foi composto por 78 empreendedores de associações comerciais, startups e outras instituições com vínculo associativo. Os dados foram coletados através de questionário on-line, durante abril de 2021. Os domínios emocionais que mais aplicam em suas atividades são: 34,2% Lidar com Relacionamentos; 28,9% Automotivação; 21,1% Lidar com emoções e 15,8% autoconhecimento. Quanto ao domínio que menos se aplica, os pesquisados revelaram que 28,9% aplicam menos Lidar com Empatia; 23,7% aplicam menos a automotivação; 21,1% aplicam menos Lidar com as Emoções; 18,4% aplicam menos o Autoconhecimento e 7,9% aplicam menos Lidar com Relacionamentos. Dentre os resultados observa-se que há uma lacuna no conhecimento e aplicação dos respondentes sobre os domínios da Inteligência Emocional. Pode-se concluir que entre os empreendedores estudados, no âmbito das dimensões da inteligência emocional, há possibilidade de aplicação para maiores impactos em novos negócios, através de novos estudos no que se refere ao empreendedorismo e intraempreendedorismo.

Abstract

Among the entrepreneur's performance challenges is the organizational behavior and conflicts that are part of their daily lives since the first phases of their projects. Understanding the entrepreneur's perception of the importance and the five domains of emotional intelligence was the objective of the study presented here. The universe was composed of 78 entrepreneurs from trade associations, startups and other institutions with associative ties. Data were collected through an online questionnaire, during April 2021. The emotional domains that most apply in their activities are: 34.2% Dealing with Relationships; 28.9% Self-motivation; 21.1% Dealing with emotions and 15.8% self-knowledge. As for the domain that applies less, respondents revealed that 28.9% apply less Dealing with Empathy; 23.7% apply less to self-motivation; 21.1% apply less Dealing with Emotions; 18.4% apply less Self-Awareness and 7.9% apply less Dealing with Relationships. Among the results, it is observed that there is a gap in the respondents' knowledge and application on the domains of Emotional Intelligence. It can be concluded that among the entrepreneurs studied, within the dimensions of emotional intelligence, there is a possibility of application for greater impacts on new businesses, through new studies regarding entrepreneurship and intrapreneurship.