Resumo

Título do Artigo

EMPRESAS DE TECNOLOGIA E PROBLEMAS TRADICIONAIS DE GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Finanças

Autores

Nome
1 - Fábio Ishikawa Yassuda
Centro Universitário FECAP -
2 - Heber Pessoa da Silveira
Centro Universitário FECAP - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Esse relato técnico analisou o caso de uma empresa nacional de tecnologia da informação (TI) de médio porte caracterizada por frequentemente contrair empréstimos bancários para resolver descasamentos de seu fluxo de caixa. A empresa não empregava indicadores de faturamento, apresentava índice de inadimplência fora de controle e falta de procedimentos básicos quanto ao fluxo de pagamentos. Mesmo sendo uma empresa de tecnologia, seus processos internos foram construídos empiricamente e com base no senso comum das pessoas. Na intervenção adotada, foi estabelecida a diretriz de concentrar 80% do total a ser faturado mensalmente nos primeiros dez dias de cada mês. Foi também adotado um plano de ação contínuo de cobrança e monitoramento dos títulos a receber. Adicionalmente, foi padronizado prazo de pagamentos em trinta dias após a data da emissão da nota fiscal dos fornecedores. O melhor controle dos recebimentos e maior prazo de pagamento a terceiros possibilitaram um planejamento de caixa mais eficiente. Os principais resultados da intervenção foram a redução da necessidade de capital de giro em 15% e, consequentemente, da necessidade de empréstimos bancários, além da otimização do saldo de tesouraria, resultando em maior folga financeira para a empresa.

Abstract

This paper analyzed the case of a medium-sized national information technology (IT) company characterized by frequently taking out bank loans to resolve its cash flow mismatches. The company did not use billing indicators, had an out-of-control receivings default rate and lack of basic procedures regarding the flow of payments. Even though it is a technology company, its internal processes were built empirically and based on emplyees common sense. In the intervention adopted, the guideline of concentrating 80% of the total to be billed monthly in the first ten days of each month was established. A continuous action plan for the collection and monitoring of receivables was also adopted. Additionally, payment terms were standardized at thirty days after the date of issue of the invoice from suppliers. Better control of receipts and longer payment terms to third parties allowed for a more efficient cash planning. The main results of the intervention were a 15% reduction in the need for working capital and, consequently, the need for bank loans, in addition to the optimization of the cash balance, resulting in greater financial stability for the company.