Resumo

Título do Artigo

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO COMERCIAL DA REGIÃO DOS LAGOS
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Tema

Stress e Qualidade de Vida no Trabalho

Autores

Nome
1 - Jessica Monteiro Gomes
UFF - Universidade Federal Fluminense - Macaé
2 - Izabela Maria Rezende Taveira
UFF - Universidade Federal Fluminense -
3 - Ernani Viana Saraiva
UFF - Universidade Federal Fluminense -

Reumo

Este trabalho teve como objetivo medir e comparar o comprometimento organizacional dos funcionários de três filiais ( Cabo Frio, Búzios e Unamar) de uma empresa do ramo comercial atuante na região dos lagos no estado do Rio de Janeiro. Para isto foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e explicativa. Para a coleta de dados foi utilizada a escala EBACO de Bastos (2008) que tem como foco a mediação de sete dimensões, a saber: afetiva, obrigação de permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, linha consistente de atividade, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas. Os resultados revelam que os funcionários estão comprometidos. Entretanto, existem vários aspectos importantes que merecem intervenção por meio de políticas de gestão de pessoas pela empresa. Cada filial revelou necessidades particulares relacionadas a diferentes dimensões, revelando a necessidade de ações de melhorias personalizadas para cada contexto. Especialmente a matriz em cabo Frio, a qual apresentou os piores resultados. No geral, as dimensões, obrigação em permanecer e linha consistência de atividades revelaram uma avaliação negativa por parte dos funcionários. Já as dimensões Afetiva, Afiliativa, falta de recompensa e de oportunidades e escassez de oportunidades foram bem avaliadas.

Abstract

This paper aimed to measure and compare the organizational commitment of the employees of three branches ( Cabo Frio, Buzios and Unamar) of a comercial company operating in the lakes region in the Rio de Janeiro state. An exploratory, descriptive and explanatory research was design for this study. For data collection an EBACO Bastos (2008) scale was used, wich focuses on the measurement of seven dimensions, to Know: Affective, obligation to stay, obligation for performance, affiliation, consistente line of activity, lack of rewards and opportunities and scarity of alternatives. The results reveal that employees are comitted. However, there are several important aspects that desserve intervetion throuht people managment policies by the company. Each branch requires special needs related to diferente dimensions, revealing the need for customized improvement actions for each context. Especially in Cabo Frio, wich presented the worst results. Overall, the dimensions, obligation to stay and consistency of activities revealed a negative evaluatin by the employees. The affective, affiliative dimensions, lack of reward and opportunities na scarcity of opportunities were well evaluated.