Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIAS DIGITAIS E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO: Um Relato Técnico da Experiência de Estudantes de Administração da modalidade EaD em um Projeto de Extensão
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Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Wellington dos Santos Fortunato
UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
2 - Marcos Ferreira
UFRRJ - DAP - Departamento de Administração Pública
3 - Ademir Ribeiro Predes Junior
UFRRJ - UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
4 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
5 - Manoel Messias da Silva Valdevino
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Reumo

Este relato técnico investiga, de forma sistemática, contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no desenvolvimento acadêmico de estudantes de administração. O estudo foi conduzido em um projeto de extensão universitária vinculado a uma universidade federal do Rio de Janeiro, que faz parte do Consórcio de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Fundamentada na Teoria Ator-Rede, a pesquisa realizou uma análise de conteúdo temática em dezessete entrevistas. Os resultados demonstram que as TDICs podem facilitar o acesso à informação, apoiar a pesquisa acadêmica e promover o trabalho em equipe. Os estudantes destacaram a relevância de sites e aplicativos como Google Meet, WhatsApp, Google keeps, Youtube, Google Calendário e Instagram – além da inteligência artificial como o ChatGPT – para a realização de atividades acadêmicas. O estudo sugere a integração estratégica de ferramentas digitais para aperfeiçoar o ensino e a pesquisa, bem como a necessidade de investir na orientação e capacitação dos estudantes. Esta análise contextualizada sobre os impactos das tecnologias no desenvolvimento de atividades acadêmicas evidencia a relevância da interação entre humanos e tecnologias, contribuindo para uma compreensão mais abrangente da função das TDICs na educação a distância.

Abstract

This technical report systematically investigates the contributions of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) to the academic development of business administration students. The study was conducted within a university extension project linked to a federal university in Rio de Janeiro, which is part of the Consortium for Distance Higher Education of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). Grounded in Actor-Network Theory, the research performed a thematic content analysis on seventeen interviews. The results demonstrate that DICTs can facilitate access to information, support academic research, and promote teamwork. Students highlighted the relevance of websites and apps such as Google Meet, WhatsApp, Google Keeps, YouTube, Google Calendar, and Instagram – in addition to artificial intelligence like ChatGPT – for carrying out academic activities. The study suggests the strategic integration of digital tools to enhance teaching and research, as well as the need to invest in the guidance and training of students. This contextual analysis of the impacts of technologies on the development of academic activities highlights the relevance of the interaction between humans and technologies, contributing to a broader understanding of the role of DICTs in distance education.