Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA MODALIDADE EAD: Relato Técnico de um Projeto de Extensão Universitária no Rio de Janeiro
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Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - Wellington dos Santos Fortunato
UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
2 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
3 - Joao Luis Alves Pinheiro
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4 - Manoel Messias da Silva Valdevino
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5 - Ademir Ribeiro Predes Junior
UFRRJ - UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP

Reumo

Este estudo analisa, de forma sistemática, os desafios de atração e engajamento de estudantes de administração na modalidade de Educação a Distância (EaD) em um projeto de extensão universitária, o qual é integrado em uma universidade federal do Rio de Janeiro. Foi adotado uma metodologia qualitativa e explicativa, apresentando o estudo na forma de um relato técnico que detalha tanto os problemas quanto as soluções propostas. O estudo utilizou análise de conteúdo categorial em dezessete entrevistas, revelando duas barreiras principais: o desconhecimento sobre a existência do projeto e a falta de motivação para a participação. A análise dos dados, com apoio do software Atlas.ti, identificou duas categorias de ações estratégicas para enfrentar os obstáculos do projeto de extensão. O estudo contribui para o debate sobre a atração e o engajamento de estudantes EAD em projetos de extensão universitária, identificando barreiras e necessidades específicas, e propõe recomendações que podem servir como modelo para outros projetos de extensão. As estratégias e ações propostas podem ser adaptadas e implementadas por outras instituições de ensino superior que oferecem cursos na modalidade EAD.

Abstract

This study systematically analyzes the challenges of attracting and engaging business administration students in Distance Education (DE) within a university extension project, which is integrated into a federal university in Rio de Janeiro. A qualitative and explanatory methodology was adopted, presenting the study in the form of a technical report that details both the problems and the proposed solutions. The study used categorical content analysis on seventeen interviews, revealing two main barriers: lack of awareness about the existence of the project and lack of motivation to participate. The data analysis, supported by Atlas.ti software, identified two categories of strategic actions to address the challenges of the extension project. The study contributes to the debate on attracting and engaging DE students in university extension projects, identifying specific barriers and needs, and proposes recommendations that may serve as a model for other extension projects. The strategies and actions proposed can be adapted and implemented by other higher education institutions offering courses in the DE mode.