Resumo

Título do Artigo

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS: o processo adotado em um instituto federal de educação
Abrir Arquivo

Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - MAYUMA MARTINS SANTANA VIANA
UFRRJ -
2 - Débora Vargas Ferreira Costa
UFRRJ - PPGE

Reumo

O presente estudo tem como objetivo relatar como ocorre o processo de planejamento e execução das ações de capacitação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia à luz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. Para tanto, foi realizada uma análise em documentos institucionais, como também entrevista semiestruturada com a Diretoria de Gestão de Pessoas da instituição em questão. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza aplicada com análise de conteúdos realizada com base nos pressupostos de Bardin. Os resultados alcançados mostram que mesmo com dificuldades, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia tem ações para capacitação de servidores que possibilitam a melhoria nos índices de qualificação dos servidores. Ao final, foi possível considerar que a instituição precisa reformular sua Política de Capacitação de servidores para atender à legislação vigente, bem como às necessidades de sua realidade organizacional.

Abstract

The present study aims to report how the planning and execution process of training activities occurs at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rondônia in light of the National Policy for Human Development. To this end, an analysis of institutional documents was conducted, as well as a semi-structured interview with the Directorate of Human Resource Management of the institution in question. This is a qualitative research, of an applied nature, with content analysis based on Bardin's assumptions. The results achieved show that, despite difficulties, the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rondônia has training actions that improve the qualification levels of its staff. In the end, it was possible to consider that the institution needs to reformulate its Staff Training Policy to meet the current legislation, as well as the needs of its organizational reality.