Resumo

Título do Artigo

Inovação e Eficiência no Mercado de Seguros no Brasil: Implementação do Método ECO - Estratégia, Colaboração, Inovação - para Corretores de Seguros na Era Pós-Digital.
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - EDUARDO WEBER NETO
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - Higienópolis
2 - Alexandre Nabil Ghobril
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

A crescente digitalização do setor de seguros tem transformado os hábitos de consumo e incentivado seguradoras a investir em canais digitais, como o e-commerce, além do surgimento de insurtechs, que promovem a venda direta sem a intermediação dos corretores. Este artigo apresenta uma análise deste cenário e propõe ações que os corretores podem desenvolver para manter sua relevância, por meio de um método que parte da definição da estratégia, escolha de parceiros colaborativos e otimização de processos. A abordagem metodológica é de um artigo aplicado, que emprega um modelo teórico para revelar conhecimentos sobre organizações ou grupos de organizações (setores ou redes), desenvolver e/ou testar modelos gerenciais para organizações. Ressalte-se que em artigos aplicados há diferentes metodologias e estruturas de apresentação. Neste, foram seguidos os princípios da Design Science (Hevner et al , 2004) e a estrutura escolhida foi: Introdução, Contexto Investigado, Diagnóstico da Situação-Problema, Intervenção Proposta, Resultados Esperados e Contribuição Tecnológica-Social. O resultado é a proposição de um método denominado ECO, que oferece um framework prático e teoricamente embasado para otimizar as operações dos corretores, integrando a digitalização sem perder a essência da expertise e do relacionamento personalizado que caracterizam sua atuação, abordando questões de design e eficiência.

Abstract

The increasing digitalization of the insurance sector has transformed consumer habits and encouraged insurers to invest in digital channels, such as e-commerce, in addition to the emergence of insurtechs that promote direct sales without broker intermediation. In response to this evolving landscape, this article analyzes the current scenario and proposes actionable strategies for brokers to maintain their relevance. These strategies encompass defining business strategies, selecting collaborative partners, and optimizing processes. This methodological approach follows the principles of Design Science (Hevner et al., 2004) and employs a theoretical model to uncover insights about organizations or groups of organizations (sectors or networks) and to develop or test managerial models for these entities. Applied articles can have varied methodologies and structures; here, the chosen structure includes: Introduction, Investigated Context, Diagnosis of the Problem Situation, Proposed Intervention, Expected Results, and Technological-Social Contribution. The outcome is the proposition of a method named ECO, which provides a practical and theoretically grounded framework to optimize brokers' operations. It aims to integrate digitalization while preserving the essential expertise and personalized relationships that characterize their role, addressing design and operational efficiency issues effectively.