Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de um Negócio para Controle de Abastecimento de Combustível para Pequenas e Médias Frotas de Transporte e Máquinas Agrícolas
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Ivair Reis Neves Abreu
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Administração
2 - Alexandre Nabil Ghobril
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

Empresas de frotas de veículos, ônibus, caminhões e máquinas agrícolas tem na compra de combustível o maior custo de compra de insumos necessários para a operação do negócio de transporte. A proposta deste artigo é estudar o mercado de frotistas consumidores de combustível fóssil de pequeno e médio porte, suas necessidades de redução do custo de compra destes insumos e apresentar uma solução tecnológica inovadora para este segmento denominada GTF Connect, proporcionando incremento do mercado para a empresa e garantindo sustentação do seu crescimento. Este tratado utiliza a metodologia de solução de problemas proposto por Marcondes et al (2017) a partir de uma ideia inovadora, validação inicial da proposta junto a potenciais clientes, planejamento dos setores comerciais e técnicos de uma empresa relevante no setor e implementação do projeto. O projeto tem o potencial de aplicação a outras empresas compradoras de combustível fóssil ou ecológico (etanol) nos ramos de mineração, logística de contêiners, sistema ferroviário, geradores de energia consumidoras de diesel e pequenas frotas rodoviárias e urbanas.

Abstract

Companies with fleets of vehicles, buses, trucks, and agricultural machinery have the highest cost of purchasing inputs necessary for the operation of the transport business when purchasing fuel. The purpose of this work is to study the market of small and medium-sized fossil fuel-consuming fleet owners, their needs to reduce the cost of purchasing these inputs, and present an innovative technological solution for this segment called GTF Connect, providing an increase in the market for the company, ensuring support for its growth. This treaty uses the problem-solving methodology proposed by Marcondes et al (2017) based on an innovative idea, initial validation of the proposal with potential customers, planning of commercial and technical sectors, and project implementation. The project can be applied to other companies that purchase fossil or ecological fuel (ethanol) in mining, container logistics, railway systems, diesel-consuming power generators, and small road and urban fleets.