Resumo

Título do Artigo

PLANO ESTRATÉGICO 2021/2023 DA RECEITA FEDERAL: UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA E INTERATIVA
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Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Carlos André de Melo Alves
Universidade de Brasília - UnB - Mestrado Profissional em Administração Pública - MPA/UnB
2 - MARIA CAROLINE MEYER GOULART
Universidade de Brasília - UnB - PPGA
3 - RENATO WILSON CHAVES LIMA JUNIOR
Universidade de Brasília - UnB - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
4 - Valéria Moura Venturella
Universidade de Brasília - UnB - Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública

Reumo

Objetivo: Este artigo relata o processo participativo e interativo da elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) para o triênio 2021/2023. Realidade Investigada: Tal processo foi desenvolvido em um contexto de necessidade de definição de um novo Planejamento Estratégico para a instituição, após a prorrogação da vigência e iminência da conclusão do ciclo anterior. Resultados: Partindo da descrição do contexto investigado, o artigo apresenta os métodos, técnicas e ferramentas de planejamento estratégico utilizados, os fatores conjunturais influentes, bem como os resultados obtidos, favorecidos pela participação da alta gestão da RFB e das demais partes interessadas internas e externas. Tal nível de engajamento foi alcançado pela utilização de uma metodologia participativa, que permitiu o envolvimento do corpo funcional e dos vários níveis gerenciais da organização. Contribuições: O artigo constitui um registro das contribuições da experiência participativa e interativa analisada, destacando os seus pontos fortes e a melhorar, o qual poderá ser incorporado ao repositório de conhecimentos sobre o planejamento estratégico na Instituição, servindo de subsídio para futuras atividades de elaboração da sua estratégia. Dentre os pontos a aprimorar, destacam-se a participação das partes interessadas externas, e a vinculação entre os objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas.

Abstract

Objective: This article reports the participative and interactive process of preparing the Strategic Planning of the Special Secretariat of the Federal Revenue of Brazil (RFB) for the period 2021/2023. Investigated Reality: This process was developed under the need to define a new Strategic Planning for the institution, after the extension of the term and imminent completion of the previous cycle. Results: Starting from the description of the investigated context, the article presents the strategic planning methods, techniques and tools used, the influential conjunctural factors, and the results obtained, favored by the participation of RFB's senior management and other internal and external interested parties. This level of engagement was achieved by using a participatory methodology, which allowed the involvement of the staff and RFB’s various management levels. Contributions: The article constitutes a record of the contributions of the participative and interactive experience analyzed, highlighting its strengths and areas for improvement, which can be incorporated into the repository of knowledge about strategic planning in the Institution, serving as a subsidy for future activities of elaboration of its strategy. Among the points to be improved, it can be highlighted the participation of external stakeholders, and the link between objectives, indicators and strategic initiatives.