Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO E-COMMERCE NO SUCESSO DO MICROEMPREENDEDORISMO
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Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Guilherme Burkert Machado
USP - Universidade de São Paulo -
2 - Vitor Aratani Katayama
FEAUSP -
3 - Gonzalo Yanarico Usquiano
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP -
4 - Yasmin Higashino Bevilacqua
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Administração

Reumo

O objetivo deste relato técnico é compreender as barreiras enfrentadas pelos microempreendedores e as transformações decorrentes da adoção de plataformas de comércio eletrônico. Esta análise foi conduzida por meio do estudo de caso da Tordo, uma microempresa distribuidora de alimentos. Para obter as informações, foram realizadas entrevistas com o proprietário, além da coleta de dados e análises de outras fontes. O resultado deste trabalho é a investigação dos fatores que contribuem para o sucesso de pequenos negócios no e-commerce. A conquista de clientes e a construção de confiança são identificados como os maiores desafios enfrentados. A fim de superar tais obstáculos, é necessário examinar os dados da empresa, e dessa forma proceder com a implementação de estratégias de marketing, tais como a manutenção de uma presença ativa nas redes sociais, o aperfeiçoamento do site da empresa, a participação em plataformas de vendas consolidadas e a obtenção de recomendações positivas por parte dos clientes.

Abstract

The work aims to understand the barriers faced by microentrepreneurs and the transformations resulting from the adoption of e-commerce platforms. This analysis was conducted through the case study of Tordo, a food distribution micro-company. To obtain the information, interviews were carried out with the owner, in addition to data collection and analysis from other sources. The result of this work is the investigation of the factors that contribute to the success of small businesses in e-commerce. Winning customers and building trust are identified as the biggest challenges faced. In order to overcome such obstacles, it is necessary to examine the company's data, and thus proceed with the implementation of marketing strategies, such as maintaining an active presence on social networks, improving the company's website, participating in platforms consolidated sales and obtaining positive recommendations from customers.