Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EM MICROEMPRESAS: O CASO DA HUMANOS CRIATIVOS E A JORNADA LEAN
Abrir Arquivo

Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Maite Garcia Leal Ferraz
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP -
2 - Sueli de Moura Ruiz
USP - Universidade de São Paulo - FEA
3 - ALVAIR SILVEIRA TORRES JUNIOR
USP - Universidade de São Paulo - FEA
4 - José Renato Mannis
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Administracao

Reumo

O desafio atual da economia ressalta a importância de otimizar os recursos. O lean thinking chega ao empreendedorismo na forma da metodologia lean startup, que visa encurtar os ciclos de desenvolvimento de produtos, através de aprendizados validados. Este estudo de casos é sobre a consultoria Humanos Criativos, uma microempresa que nasceu em dezembro de 2019. A empresa estava tendo prejuízo na oferta dos processos de seleção e entendia que era importante propor algo diferente para seu cliente. O relato é sobre a aplicação dos conceitos de lean como modelo de inovação ambidestro de forma a impactar tanto na inovação incremental dos processos seletivos realizados, de forma a criar valor para o cliente, eliminar desperdícios, definir processos, realizar as atividades sem interrupção, quanto em uma proposta de inovação disruptiva, criando um novo produto a ser ofertado para seus clientes para ser cada vez mais eficaz, acompanhar o desenvolvimento e medir os resultados.

Abstract

The actual challenge of the economy highlights the importance of optimizing resources. Lean thinking comes to entrepreneurship through the lean startup methodology, which aims to reduce the product development cycles, through validated learnings. This report is about the Humanos Criativos consultancy, a micro-company that was born in December 2019. The company was having a loss in the offer of the Recruiting processes and understood that it was important to propose something different to its client. The report is about the application of lean concepts as an ambidextrous innovation model in order to impact both the incremental innovation of the selective processes carried out, in order to create value for the customer, eliminate waste, define processes, have activities without interruption, and in a disruptive innovation proposal, creating a new product to be offered to its customers to be increasingly effective, monitor development and measure the results.