Resumo

Título do Artigo

PROPENSÃO A M&A - FATORES DETERMINANTES À PRÁTICA DE FUSÃO EM REVENDAS AGRÍCOLAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - ROBERTO RODRIGUES
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis - SP
2 - Octavio Ribeiro de Mendonca Neto
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
3 - José Carlos Tiomatsu Oyadomari
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Reumo

Por meio de estudo de propensão, essa pesquisa buscou identificar, analisar e estabelecer fatores, onde foi possível elaborar um modelo framework, o qual possa ser utilizado em futuras transações de M&A junto ao segmento de revendas agrícolas de pequeno e médio porte (PMRevs). Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada, cujo método utilizado foi entrevista com executivos de revendas agricolas, precedido pela análise de discurso. A pesquisa revelou apenas o fator Complementariedade de Recursos comum a todos os respondentes. Ademais, há uma divisão de opiniões em todos os outros fatores, a depender do porte da empresa e da experiência do principal executivo: tanto a visão como a preocupação quanto a melhoria dos processos organizacionais como meio preparatório necessário à possíveis alianças estratégicas. Essa pesquisa significa importante meio de informação e de apoio à prática de M&A em revendas agrícolas (mas não apenas elas), pois traz em seu cerne fatores relevantes para tomada de estratégica. Mas ainda revelou fatores pouco observados nos estudos utilizados com base nessa pesquisa, como a comunicação institucional durante o processo de M&A; problemas com evasão profissional; assédio concorrencial sobre mão-de-obra; vulnerabilidades psicológicas envoltas do processo transitório de consolidação.

Abstract

Through a propensity study, this research sought to identify, analyze and establish factors, where it was possible to develop a framework model, which can be used in future M&A transactions in the small and medium-sized agricultural resale segment (PMRevs). This is qualitative, exploratory and applied research, the method used was interviews with executives from agricultural retailers, preceded by discourse analysis. The research only revealed the Resource Complementarity factor common to all respondents. Furthermore, there is a division of opinions on all other factors, depending on the size of the company and the experience of the main executive: both vision and concern for improving organizational processes as a necessary preparatory means for possible strategic alliances. This research represents an important means of information and support for the practice of M&A in agricultural resales (but not only them), as it brings at its core relevant factors for strategic decision-making. But it still revealed factors little observed in the studies used based on this research, such as institutional communication during the M&A process; problems with professional evasion; competitive harassment of labor; psychological vulnerabilities involved in the transitory process of consolidation.